;

Especiais

Saúde| Na primeira semana de campanha, mais de 4 mil crianças são vacinadas contra pólio e sarampo em MT


G1

Mais de 4 mil crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade, foram vacinadas contra a poliomielite e o sarampo, em Mato Grosso, durante a primeira semana de campanha da imunização.

A campanha vai se estender por todo o mês de agosto e, em Mato Grosso, o objetivo é imunizar 202.216 crianças.

O dia D de divulgação e mobilização será no dia 18 de agosto.

Segundo o Ministério da Saúde, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas no país. A meta é chegar a pelo menos 95% delas.

Até o momento existem 7 casos em investigação, 2 descartados e nenhum caso confirmado para sarampo. Os casos investigados são provenientes de Guarantã do Norte (2 em investigação e 2 casos descartados), Campo Verde do Parecis (1 em investigação) e Jaciara (2 em investigação). Em Cuiabá nenhum caso ainda foi notificado.

O Brasil tem 822 casos confirmados de sarampo em 2018. Roraima e Amazonas são os estados mais atingidos pelo surto.

Não há novos casos de poliomielite no Brasil. No entanto, os casos da doença aumentaram em outros países, como alertou a Organização Mundial da Saúde.

Quem deve ser vacinado?

Contra a poliomelite:

As crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa "gotinha".

Contra o sarampo

As crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.