;

Especiais

Brasil| Mortalidade materna volta a subir no Brasil e país revê meta para 2030

Com informações do Notícias ao Minuto
O Brasil não vai cumprir a meta de redução de 75% das mortes maternas até 2030, assumida com entidades internacionais e ainda registrou aumento desse número em 2016, segundo reportagem da Folha de S. Paulo. Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que a morte materna caiu 56% desde 1990, teve alta em 2013, voltou a cair em 2015 e voltou a subir em 2016, último ano da medição.
Há 18 anos, em 2000, o Brasil assinou o compromisso com a ONU, com apoio de 191 países, nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, de reduzir em 75% as mortes ocorridas durante a gravidez, parto e até 42 dias após o parto, cujas causas estejam relacionadas ou agravadas pela gestação, até 2030.
A meta era se limitar a 35 óbitos por 100 mil nascidos vivos. Em 2015 a taxa ficou em 62 por 100 mil nascidos vivos (redução de 57%) e, no seguinte, subiu para 64,4. Países como Polônia, Finlândia, Suécia, Áustria e Itália registram entre 3 e 4 mortes maternas por 100 mil nascidos vivos, segundo dados de 2015.
Ao todo, 92% dessas mortes no Brasil são evitáveis e ocorrem por falha no pré-natal ou na assistência ao parto, como hipertensão, hemorragia, infecções e abortos provocados. O MS reviu a meta de 20 mortes por 100 mil nascidos vivos em 2030 para 30 mortes por 100 mil.
“O alcance dessa meta demandará ações eficientes e eficazes, baseadas em evidências científicas e compromisso dos gestores com políticas públicas que promovam justiça, reduzam as iniquidades em saúde e as desigualdades sociais, incluindo a redução das mortes por abortamento inseguro”, diz nota técnica do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.