;

Especiais

Política| Comigo vocês podem errar, com os outros já erraram, diz Bolsonaro

O pré-candidato Jair Bolsonaro (PSL-RJ) rebateu a crítica de que estaria despreparado para a Presidência da República e disse que está na disputa "com o espírito desarmado".
"Comigo vocês podem errar, [mas] com os outros, tenho certeza, já erraram", afirmou ele nesta segunda-feira (18) ao defender sua candidatura como um projeto diferente.
A declaração foi aplaudida por parte da plateia no evento onde o presidenciável falava, o fórum da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, realizado em um centro de convenções na zona sul de São Paulo.
Bolsonaro também rebateu a aparente contradição entre seu passado estatizante e a nova imagem liberal, que ele apresenta na campanha como linha-mestra de seu programa econômico.
"O ser humano evolui. O senhor não está se referindo, com todo respeito, a um troglodita", disse em resposta ao economista Ricardo Sennes, um dos entrevistadores, que o questionou sobre a incoerência.
Em diferentes momentos, Bolsonaro lembrou à plateia, formada por representantes do agronegócio e do mercado, que está seguindo os conselhos de Paulo Guedes, seu guru para propostas econômicas.
O deputado também falou de propostas como a flexibilização do Estatuto do Desarmamento e a liberação de porte de arma para proprietários rurais. "A arma defende a liberdade de uma nação", disse, sob palmas de um grupo no auditório.
Aplausos se repetiram quando ele afirmou que o produtor rural hoje é tratado como bandido. O presidenciável disse que um eventual governo seu seria de desregulamentação, para diminuir a interferência do Estado na vida dos cidadãos e das empresas.
Além de Bolsonaro, presidenciáveis como Ciro Gomes (PDT), João Amoêdo (Novo), Henrique Meirelles (MDB), Paulo Rabello (PSC) e Marina Silva (Rede) fizeram palestras no encontro.
Geraldo Alckmin (PSDB) e Aldo Rebello (SD) também confirmou presença.
Bolsonaro foi o que mais despertou reações da plateia. Foi aplaudido em vários momentos e provocou risos ao criticar o que chama de onda do politicamente correto.
"Pelo politicamente correto, nós perdemos a capacidade de brincar. Eu exagero de vez em quando nas brincadeiras, por isso sou réu no STF", disse.
Em abril, o parlamentar foi denunciado pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ao Supremo Tribunal Federal sob acusação de crime de racismo.
Na saída, Bolsonaro respondeu a perguntas de jornalistas e atendeu a pedidos de fotos de participantes do seminário. Com informações da Folhapress.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.