;

Especiais

Alto Taquari| Animais soltos nas vias públicas serão recolhidos e proprietários multados

Foto: Diário de Suzano
Foi aprovada a Lei nº 964/2018 que atualiza o Código Sanitário de Alto Taquari. Com a nova Lei em vigor, os Fiscais Sanitários poderão autuar os moradores que deixarem seus animais soltos pelas ruas da cidade. Além da recolha do animal, os  proprietários serão notificados e posteriormente multados. A multa aumenta 50% em casos de reincidência e pode alcançar até R$3.000,00 ( três mil reais). 

O Abrigo de Cães vem ganhando notoriedade após firmar parceria com o Ministério Publico,  que vem destinando os valores dos Termos de Ajustamento de Conduta para manutenção e ampliação do mesmo.

Vale ressaltar que a veterinária do município Lisa Carla, tem buscado em Cuiabá recursos para ampliação do Abrigo para Cães, assim como o apoio da Prefeitura  Municipal para implantar o centro de esterilização para castração dos animais.

Segundo Lisa Carla, a castração atenderá os animais abandonados e também animais  cuja as famílias se enquadre no perfil de baixa renda.

Ainda de acordo com a veterinária, a esterilização é o método mais efetivo para controle da natalidade canina.


É crime segundo o Artigo 32 da Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998

Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.







Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.