;

Especiais

Economia| Aneel aprova reajuste na energia elétrica de 13,98% em Mato Grosso


Com informações do Olhar Direto 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste proposto pela concessionária Energisa. A partir do próximo domingo (08), os consumidores mato-grossenses terão aumento de 13,98% para redes de baixa tensão e 5,94% para alta e média tensão. O efeito médio a ser percebido pelo consumidor será de 11,53%.

Na última semana, durante encontro com a imprensa, o diretor-presidente da Energisa Mato Grosso, Riberto Barbanera, havia adiantado que o reajuste seria de 10%, no entanto, a revisão foi ainda maior do que anunciada, anteriormente.

A revisão tarifária é um processo previsto no contrato de concessão da empresa. Além disso, pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente – o chamado Reajuste Tarifário Anual – e a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica.

No Transporte de Energia, conforme a assessoria de imprensa, tem-se um impacto de -0,67% em virtude da indenização das transmissoras (RBSE). A Compra de Energia é responsável por +5,07% do efeito médio, cujo o principal ofensor é a situação hidrológica vivenciada no país no final do ano passado, provocando o acionamento de geradores termoelétricos com elevados custos. Na distribuição observa-se um impacto de +7,33% devido ao reconhecimento dos investimentos realizados nos últimos 5 anos.

Os reajustes na energia foram discutidos em audiência pública entre os dias 24 de janeiro e 22 de março.

Composição da tarifa de energia

A tarifa de energia elétrica é composta por custos da distribuição, e os custos de transmissão e geração de energia, além de encargos e impostos. O preço final da tarifa é dividido, portanto, em duas parcelas:

Parcela A – trata-se de custos que não são de gestão da distribuidora, que atua apenas como arrecadadora;

Parcela B – custos diretamente gerenciáveis, administrados pela própria distribuidora, como operação e manutenção e remuneração dos investimentos.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.