;

Especiais

Brasil| Licenciamento 2018 passa a ser exigido em maio em alguns estados

Com informações do Notícias ao Minuto
Após pagamento do IPVA, do DPVAT (seguro obrigatório) e possíveis multas, é necessário licenciar os veículos anualmente para que eles possam circular. O prazo para o licenciamento varia de acordo com o estado e o número final da placa. A fiscalização, em algumas localidades, começa já em maio.
Em São Paulo, por exemplo, termina no dia 30 de abril o prazo para licenciamento de veículos com placas final "1". Espírito Santo, Maranhão, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins também começam a fiscalização no mês de maio, segundo o Blog da Infomoto, no UOL.
O Código de Trânsito Brasileiro, vigente em todo o território nacional, prevê multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira para quem for pego rodando com um veículo não-licenciado, que também pode ser recolhido ao pátio.
O valor da taxa varia de acordo com o estado. O pagamento pode ser feito diretamente no banco (agências bancárias, caixas eletrônicos, internet ou telefone). Para licenciamento, é necessário que o IPVA, DPVAT e possíveis multas estejam quitados.
Durante o pagamento, o dono do veículo pode optar por retirar o documento (CRLV) no Detran, ou em locais autorizados, ou receber em casa. Se a opção for retirar pessoalmente, basta levar o documento de identificação original e os comprovantes do pagamento. Para entrega a domicílio, há cobrança de taxa e prazo de entrega, informado pelo banco na quitação.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.