;

Especiais

Brasil| Aumento no Bolsa Família deve ser anunciado nesta terça-feira

Com informações do Notícias ao Minuto
O reajuste no programa Bolsa Família deve ser divulgado pelo presidente Michel Temer nesta terça-feira (1º), Dia do Trabalhador. Na última sexta (27), sob pressão da equipe política, ele alterou a previsão inicial, que previa um aumento médio de 3%, para trabalhar na casa dos 5% ou 6%. A inflação do ano passado ficou em 2,95%.
De acordo com informações da Folhapress, o Palácio do Planalto temia que uma simples correção inflacionária pudesse ser usada por candidatos adversários como argumento de que o MDB faz pouco pela área social. No ano passado, o programa não teve reajuste.
Em busca de uma agenda positiva, o presidente chegou a afirmar que o aumento seria anunciado ainda na última sexta mas, durante reunião o Palácio do Planalto, Temer recuou e preferiu deixar a divulgação para amanhã.
Com uma reprovação de 70%, o presidente articula uma candidatura à reeleição para ficar em evidência e evitar que seu mandato perca apoios político e econômico antes do final do ano. O anúncio do reajuste do Bolsa Família faz parte do pacote eleitoral montado pelo governo para tentar viabilizar pelo menos o presidente como um fiador do processo eleitoral.
O anúncio do reajuste deste ano estava previsto para março, mas foi atrasado por uma queda de braço entre as equipes econômica e política do governo. O Planejamento defendeu, no início do ano, que não houvesse aumento. Já o Desenvolvimento Social queria reajuste entre 5% e 10%.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.