;

Especiais

Ele e Ela| Veja como identificar e reagir ao assédio no ambiente de trabalho

Embora algumas empresas ofereçam mecanismos de proteção à vítima, a realidade é bastante diferente. A Organização das Nações Unidas (ONU) e o Minsitério Público do Trabalho (MPT) ajudam a esclarecer as principais dúvidas sobre assédio sexual no trabalho.
Representantes dos dois órgãos explicaram ao jornal 'O Globo' como vítima de abuso deve proceder nesses casos, e como ir à Justiça.
1 - O assédio sexual no trabalho é qualquer provocação, proposta ou chantagem de natureza sexual manifestada por palavras, gestos ou outros meios, como o WhatsApp, por exeplo, imposta contra a vontade do outro. Também pode ser considerado assédio sexual, a exigência de um favor sexual em troca de benefícios ou para evitar prejuízos no trabalho, como a demissão, por exemplo.
2 - O assédio sexual é crime previsto no Código Penal, quando praticado por alguém com cargo superior à vítima. A pena prevista é de detenção, de um a dois anos.
3 - O assédio sexual não necessariamente precisa ocorrer no local de trabalho para ser considerado crime. Mas sim, é necessário que ocorra em razão do trabalho.
4 - A denúncia para esse tipo de crime deve ser levado a superiores ou mesmo ao departamento de Recursos Humanos da própria empresa. Também pode ser denunciado ao sindicato dos trabalhadores da categoria, ao Ministério Público do Trabalho, à Justiça do Trabalho e Delegacia da Mulher.
5 - As provas contra o agressor podem ser anotações com detalhes como ser denunciado ao sindicato dos trabalhadores da categoria, ao Ministério Público do Trabalho, à Justiça do Trabalho e Delegacia da Mulher. Gravações de conversas ou imagens, ainda que sem o conhecimento do agressor, têm valor de prova, assim como bilhetes, e-mails, outras mensagens, presentes e registros em canais da empresa ou órgãos públicos.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.