;

Especiais

Educação| Resultado do Encceja Nacional do ensino médio está disponível

Com informações do G1

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou, na segunda-feira (5), o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) do ensino médio. A consulta é individual e deve ser feita pelo site enccejanacional.inep.gov.br. Para ver os resultados, cada candidatos precisa informar o CPF e a senha cadastrados na hora da inscrição.

Alguns candidatos relataram pelas redes sociais que não tiveram acesso às notas das provas objetivas, apenas a prova de redação. O G1 procurou o Inep, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

O Encceja Nacional foi realizado em 19 de novembro e teve 1,5 milhão de inscritos, sendo que 81% deles fizeram a prova com o intuito de conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.

Quem fez o exame para obter o documento referente ao ensino fundamental só poderão ver os resultados a partir de março, de acordo com o Inep.

Notas mínimas
De acordo com o edital, os candidatos do Encceja Nacional do ensino médio tiveram que realizar quatro provas objetivas – de ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens – e uma redação.

Para ser habilitado a receber o certificado de conclusão do ensino médio, os participantes precisam ter nota mínima de 100 pontos em cada uma das provas e no mínimo 5 pontos na prova de redação. No boletim, porém, o Inep explica que, para obter a proficiência em linguagens, é preciso tirar tanto nota maior ou igual a 100 na prova objetiva quanto nota maior ou igual a 5 na redação. Caso contrário, "não há certificação e será necessário refazer a prova de linguagens e redação", diz o boletim.


Para os candidatos que não tiraram nota suficiente em todas as provas, é possível usar notas de edições diferentes do Encceja para compor a nota final e obter o certificado de conclusão. Também é possível solicitar, junto à secretaria estadual de Educação ou o instituto federal escolhido no ato da inscrição, uma declaração parcial de proficiência.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.