;

Especiais

Brasil| Confira os programas de que você pode participar usando a nota do Enem

O sonho de fazer um curso superior está mais próximo, com o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota da prova, que será divulgada, nesta quinta-feira (18), pelo Ministério da Educação, pode ser usada como critério para classificação em universidades e institutos federais, ou para bolsas de estudo e financiamento em instituições particulares. O resultado do exame deve ser consultado na página do participante.
Confira os programas de que você pode participar usando a nota do Enem.
Ingressar em universidades públicas
Com a média, os candidatos têm até 1º de fevereiro para se cadastrarem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer a uma vaga em 130 universidades e instituições públicas em todo o País. Entre os requisitos estão: ter tirado mais do que zero na redação e ter atingido mais de 450 pontos na prova.
Dá para escolher até duas opções de curso nessa etapa. A nota de corte é flutuante, e muda até o último dia de inscrições, por isso é importante ficar atento ao site do Sisu para a escolha mais adequada e para garantir uma das vagas.
Concorrer a bolsas em faculdades particulares
Quem não for selecionado para as instituições públicas não precisa desanimar. Em fevereiro será aberta a seleção para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Os candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou foram bolsistas em unidades particulares, e que tenham renda familiar per capita mensal de um salário mínimo e meio podem usar a nota do Enem para concorrer a bolsas parciais ou integrais em faculdades particulares. A seleção também é feita pelo Sisu.
Financiar estudos e só começar a pagar depois da formatura
Para beneficiar mais estudantes, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) tem novas regras para este ano. O programa oferece financiamentos a juros baixos. Os candidatos que têm renda familiar per capita de até cinco salários mínimos podem participar.
As inscrições são feitas pelo Sistema de Seleção do Fies (SisFies). Outro requisito é ter atingido mais de 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. O pagamento das parcelas do financiamento só começa quando o egresso já estiver empregado. Com informações do Portal Brasil.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.