;

Especiais

Economia| Representantes chineses anunciam investimentos de US$ 22 milhões em Mato Grosso


Com informações do GCOM
Mato Grosso recebeu nesta quarta-feira (17.01) a visita de uma comitiva chinesa ao Palácio Paiaguás. Os chineses entregaram dois drones para a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf). Esta é a sétima visita dos asiáticos ao Estado, desde que uma comitiva mato-grossense, liderada pelo governador Pedro Taques, foi a China no mês de novembro de 2017.
A empresa chinesa Zhuhai Yuren Agricultural Aviation Co. Ltd. anunciou os investimentos que espera prospectar em Mato Grosso para a instalação de uma linha de montagem (fábrica) de drones em 2018. “Vamos visitar algumas cidades do Estado para definir o local. Projetamos investimentos iniciais de US$ 22 milhões de dólares com previsão de gerar aproximadamente 200 empregos”, revelou o diretor executivo da empresa, Jeff Yi.
O processo para a implantação deve ocorrer rápido, uma vez que todo o trabalho começou no ano passado e se consolidou em novembro com a comitiva do governador no  MT Investiment Forum realizado em Beijing/China. “Este ano queremos acelerar com a abertura do escritório e com a implantação da linha de montagem”, afirmou o representante chinês.
A escolha por Mato Grosso, segundo o diretor da Zhuhai, se deu pelo fato de considerarem o Estado como referência agrícola mais importante do Brasil. “É hoje o maior estado com potencial para promover a venda e também a unidade de montagem da fábrica. Nos sentimos confiantes, acreditamos no mercado de Mato Grosso”, disse Jeff Yi, que tem interesse em firmar convênio com o governo do Estado para ensinar os produtores a utilizar os drones.
“Estamos colhendo os resultados do trabalho desenvolvido nas missões internacionais. Eles vão viajar pelo Estado de Mato Grosso e terão a oportunidade de conhecer os nossos diferentes potenciais”, frisou o governador Pedro Taques.
Para o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) Silvio Rangel, o governador está no caminho certo, promovendo as viagens para outros países, abrindo fronteiras, agregando valor aos produtos mato-grossenses e para a economia. “Se a gente quer alguma coisa diferente, a gente tem que fazer algo diferente e inovações nessas áreas também. Está aí uma grande oportunidade, essas comitivas que o governador tem feito para fora do país com certeza trarão resultados positivos para economia de Mato Grosso”, pontuou.
Drone
Os drones doados para a Seaf serão utilizados na agricultura familiar. “Nunca os pequenos produtores de Mato Grosso tiveram tanto acesso quanto na atual administração. Através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Desenvolve MT, olha para a agricultura familiar, produtores estes que podem sonhar em ter o mesmo aporte que as grandes cadeias produtivas possuem, com a utilização de novas tecnologias”, destacou o secretário da Seaf, Suelme Evangelista.
“Este governo não encara como pequenos agricultores, mas como gigantes, possibilitando que a tecnologia chegue para estes grandes produtores de pequenas áreas. São relações efetivas, com resultados efetivos”, concluiu o deputado Leonardo Oliveira, representando a Assembleia Legislativa.
Demonstração de uso dos drones foram realizados no Palácio  Paiaguás, durante assinatura do termo de doação de dois equipamentos.
Empresa Chinesa
A Zhurai Yuren Agricultural Aviation é uma empresa chinesa fabricante de Drones R & D (produção, vendas, serviços agrícolas) localizada na cidade de Zhuhai.
Com foco em drones agrícolas, é o único fabricante do segmento nomeado pelo Ministério da Agricultura (MOA) para realizar e demonstração de vôo em diferentes províncias, cobrindo mais de 500.000 hectares para proteção de culturas (arroz, trigo, milho, algodão, vegetais, árvores frutíferas e outras).
Detém 80 patentes na China continental e solicitações de patentes internacionais na Europa e América, Coréia do Sul e Japão, Austrália, Brasil e outros países e regiões.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.