;

Especiais

Brasil| Caldas Novas tem surto de conjuntivite; MS integra ação para combate

Com informações do Notícias ao Minuto
A cidade de Caldas Novas, destino turístico no Sul de Goiás, está enfrentando um surto de conjuntivite: foram registrados 500 casos em dez dias. Uma equipe com integrantes do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES) viajou para a região nesta segunda-feira (22) para investigar o que teria causado o aumento nos casos da doença e iniciar medidas para combatê-la.
“O objetivo é apoiar o município na investigação do surto visando interromper a cadeia de transmissão. As principais ações do município já foram executadas. Agora, vamos intensificar as ações apoiando o município”, explicou ao 'G1' a coordenadora estadual do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde, Ana Cristina Gonçalves de Oliveira.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Caldas Novas, o número de casos é 30% maior neste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Só a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tem registrado cerca de 50 casos da doença por dia.
A doença
Os sintomas da conjuntivite são dor, coceira, vermelhidão e secreção nos olhos por até 15 dias. Os tipos mais comuns são o viral, o bacteriano e o alérgico.
Dicas para evitar o contágio
Lave com frequência o rosto e as mãos, pois são veículos importantes para a transmissão de microrganismos;
Evite coçar os olhos;
Aumente a frequência da troca de toalhas do banheiro ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos;
Troque as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto estiver contaminado;
Não compartilhe o uso de produtos de beleza em geral.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.