;

Especiais

Saúde| Verão está chegando! Saiba os cuidados para evitar o câncer de pele

Com informações do Notícias ao Minuto
Segundo a dermatologista Dra. Cíntia Guedes Mendonça várias instituições no país se mobilizarão com programas de prevenção e conscientização da doença. “É importante falar do câncer de pele, alertar a população sobre os riscos que a queimadura solar pode causar no DNA celular da pele deixando a pessoa suscetível à doença no futuro”, alerta a dermatologista.
Os três tipos de câncer de pele são carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma, sendo o terceiro o mais perigoso, uma vez que é o que mais leva a óbito as pessoas. Os sintomas mais comuns são mancha vermelha, pinta que mudou de cor, pinta que começou a coçar, uma bolinha que está crescendo e coçando, ou até mesmo uma ferida que está há certo tempo no corpo, forma uma casquinha e nunca cicatriza.
Para cada tipo de câncer de pele existem tratamentos específicos. O melanoma geralmente envolve cirurgia, radioterapia, quimioterapia e linfadenectomia. Já os outros cânceres também podem ser tratados com cirurgia ou por tratamentos à base de medicação.
“A prevenção é a principal medida para coibir o mal. As pessoas devem sempre usar protetor solar quando estiver exposto ao sol, reaplicar várias vezes com fatores altos e evitar o horário que o sol está mais quente.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.