;

Especiais

Região| Segurança dá posse a membros do Conseg de Alto Araguaia

Com informações do SESP-MT
Dando continuidade a política do Governo do Estado de consolidar a filosofia de Polícia Comunitária, a nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), de Alto Araguaia (a 418 km de Cuiabá) tomou posse. A ideia das lideranças é promover o envolvimento da sociedade civil organizada com as ações das forças de segurança.
O gerente de Polícia Comunitária da Sesp, tenente-coronel PM, Siziéboro Elvis de Oliveira Barbosa, define que a polícia comunitária é uma vertente antiga e tem ganhado força no combate à criminalidade. Ele acrescenta que a política da segurança pública buscar uma aproximação com a sociedade para obter melhores resultados.
“Trabalhamos na interlocução da iniciativa, mas são os representantes da cidade de Alto Araguaia que tem muito a ganhar com o Conseg junto com a atuação integrada da Promotoria de Justiça e o Judiciário”.
O delegado Carlos Roberto Moreira, destaca que o Conselho Comunitário de Segurança é um mecanismo de prestação de serviço à sociedade junto à segurança pública. “Buscamos priorizar e equacionar os problemas de forma conjunta agregando outros segmentos da sociedade em diversos setores por serem representantes legítimos”.
O promotor de justiça, Rodrigo Ribeiro Domingues, destaca que a Promotoria já vem trabalhando de forma conjunta com cada representante das forças de segurança e que com o Conseg irá dar continuidade a parceria. “Já atuamos na reforma da cadeia pública, aquisição de equipamentos de escritórios e eletrodomésticos para Politec e Polícia Civil. Vamos continuar contribuindo”, garantiu o promotor.
O presidente do Conseg, Edson da Silva Alves, garantiu que irá atuar junto à comunidade e que aparceria com as unidades policiais traz bons resultados. “Este envolvimento é muito importante. Com os recursos destinados para o Conseg realizaremos melhorias e aquisições para os profissionais de todas as forças e para comunidade”, ressaltou.
A solenidade foi realizada na manhã desta quinta-feira (07.12), na Câmara de Vereadores de Alto Araguaia e contou com a presença da coordenadora da Polícia Comunitária da Policia Militar, tenente-coronel Rosalina Gomes de Pinho, do gerente da Polícia Comunitária da Polícia Judiciária Civil, Gaspar Figueiredo, representando o 15º Batalhão da Polícia Militar, segundo-tenente, Murilo Bezerra Moraes, o perito Criminal da Politec, Allan Fortini, entre outros.
O Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) foi criado para reunir lideranças comunitárias, forças policiais e demais órgãos públicos direta ou indiretamente ligados à segurança pública. O objetivo é promover a discussão e adoção de medidas práticas que resultem na melhoria da qualidade de vida das comunidades.