;

Especiais

Cuidado! Golpe usa boletos falsos para roubar dados de brasileiros

© Pixabay
Com informações do Notícias ao Minuto
Uma campanha de spam que usa boletos falsos está distribuindo malware e roubando dados de brasileiros. A Unit 42, uma unidade de pesquisa da Palo Alto Networks, descobriu que o golpe já foi responsável pela distribuição de mais de 260 mil e-mails desde junho de 2017 e as mensagens continham títulos como "Envio de Boleto – URGENTE".
O TechTudo conta que o e-mail vem com um hiperlink ou um arquivo PDF disfarçado que cria a conexão entre o computador da vítima e um servidor usado pelos criminosos.
Quando a vítima clica no arquivo é iniciado o download de um malware do tipo Trojan, sendo que os hosts do Windows infectados por esta campanha geram tráfego de texto simples em IRC (protocolo de comunicação utilizado para chats, bate-papo, e troca de arquivo).
No caso dos anexos PDF, eles não têm exploits, mas incluem um link com a mensagem "Ocorreu um erro inesperado. Clique para abrir o arquivo PDF". O link no corpo do e-mail direciona o usuário para uma URL que instala o malware.
A publicação destaca que os usuários não devem clicar em links ou baixar arquivos suspeitos, principalmente quando enviados por desconhecidos. Para se previnir, também é importante insltar um antivírus e mante-lo atualizado.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.