;

Especiais

Brasil| Cai a burocracia pra tirar passaporte: menos documentos

Foto: Reprodução Tecnoblog
Com informações da EXAME/SóNotíciasBoas

O brasileiro que precisa tirar passaporte não vai mais precisar apresentar tantos documentos como antes.

A medida de desburocratização, que começará a valer ainda neste ano, faz parte do programa Brasil Eficiente.

O cidadão não precisará mais apresentar, por exemplo, a quitação de serviço militar, a quitação eleitoral, nem levar o comprovante de recolhimento de taxas.


Segundo o governo, os comprovantes de pagamento, de quitação com a Justiça Eleitoral e o certificado de reservista passarão a ficar em banco nos dados.

De acordo com a subchefe de articulação e monitoramento da Casa Civil, Natália Marcassa, isso será possível graças a otimização das informações que vão estar neste banco de dados.

Mudança gradual

Segundo ela, a adesão será gradual em alguns postos e o sistema estará em funcionamento em todo o Brasil até o fim do ano que vem.

“Nós temos esses dados, eles já vão estar na base de dados”, afirmou Natália.

Com a mudança, os documentos necessários para solicitar o passaporte serão apenas: identidade e CPF.

Além disso, a foto e as digitais serão tiradas no momento da emissão.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.