;

Especiais

Saúde| Médicos mudam protocolo de análise do colesterol; veja as novas medidas

Com informações do Notícias ao Minuto
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mais da metade da população brasileira sofre com a alta taxa de colesterol ruim e o pior é que mais de 60% não cheganem a saber a situação em que se encontra a própria saúde. Por isso, a SBC alterou os valores de referência para colesterol e triglicérides, para os pacientes com perfil de alto risco, como aqueles que já passaram por problemas cardiovasculares graves, entre eles, infarto e derrame.
Segundo o cirurgião cardíaco de São Paulo, Dr. Élcio Pires Júnior, os pacientes com risco cardíaco muito alto devem ter o índice abaixo de 50 miligramas por decilitro de sangue, o que antes estava taxado em 70 miligramas. “Com a mudança, muitos brasileiros passaram a ter colesterol acima do considerado saudável, já que o limite diminuiu”, completa o especialista.
Ainda segundo o médico, essa mudança foi muito importante, principalmente, para os pacientes que sofreram algum tipo de doença cardíaca anteriormente. “Muitas pessoas que já passaram por um tratamento cardíaco, enxergavam o limite de 70 miligramas e se estivessem abaixo do valor nem se preocupavam em procurar ajuda médica. Atitude que intensifica as chances de desenvolver mais doenças do coração", alerta o cirurgião cardíaco.
Confira abaixo, os novos parâmetros:
LDL - Colesterol ruim:
Antigo - Pessoas com risco cardíaco alto devem ficar abaixo de 70 mg/DL.
Novo- Pessoas com risco cardíaco muito alto devem ficar abaixo de 50 mg/D.
Colesterol total
Antigo - Desejável: abaixo de 200 mg/DL.
Novo - Desejável: abaixo de 190 mg/DL.
HDL - Colesterol bom
Antigo - Desejável: acima de 60 mg/DL
Novo - Desejável: acima de 40 mg/DL

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.