;

Especiais

Brasil| Paciente morre após ser atendido 11 vezes por 5 médicos

Com informações do Notícias ao Minuto
Um paciente de 34 anos morreu no início de novembro por broncopneumonia e os familiares acusam a Santa Casa de Guará (SP) de negligência médica.
A denúncia refere que Junio César Pinheiro Carrion foi diagnosticado com a doença apenas na última das 11 consultas feitas com cinco médicos diferentes na cidade. A família diz ainda que o homem foi levado em condições precárias, sem aviso prévio e sem médico, para a Santa Casa de São Joaquim da Barra (SP), onde morreu.
"Quando achei que o meu filho estava internado, nós entramos pela porta da frente e saímos jogados, enxotados pela porta do fundo da Santa Casa. Não sei como isso pode acontecer", relata a mãe do paciente, Dalva Pinheiro Carrion.
A Santa Casa de Joaquim da Barra confirmou que o paciente foi encaminhado em condições impróprias e que o paciente morreu, apesar dos procedimentos de emergência tomados pela equipe. A equipe registrou um boletim de ocorrência por morte natural na Polícia Civil.
O corpo foi encaminhado para o serviço de verificação de óbito (SVO), em Ribeirão Preto (SP), para a confirmação das causas da morte.
O advogado da Santa Casa de Guará, Luciano Gimenez disse que o hospital registrou um boletim de ocorrência em que um médico da unidade alega não ter autorizado a remoção do paciente para São Joaquim da Barra. Além disso, confirma que foi aberta uma sindicância interna sobre o atendimento dado ao paciente.
A família revelou que Junio Carrion procurou a Santa Casa de Guará por 11 vezes e passou por cinco médicos diferentes desde que começou a passar mal em 20 de setembro até 3 de novembro, quando teve uma parada cardiorrespiratória e morreu em função de uma pneumonia nos dois dois pulmões, segundo o atestado de óbito.
A empregada doméstica Dalva Carrion contou que o filho tomava um soro e era liberado. Ela conta que a situação se repetiu até as penúltimas consultas, entre 30 de outubro e 2 de novembro.
A Santa Casa de Joaquim da Barra informou que atendeu Junio Carrion em 3 de novembro às 13h30, depois que o paciente chegou ao hospital de maneira inadequada. "O paciente deu entrada nessa unidade através de procedimento em desacordo aos protocolos médicos e de transporte/encaminhamento preconizados pelos órgãos competentes", alegou.
A unidade disse ainda que o paciente não tinha encaminhamento formal, aviso prévio nem acompanhamento médico. Carrion estava com o quadro instável e com problemas de respiração e foi atendido em caráter de emergência, mas não resistiu e morreu às 14h, informou o hospital. "O corpo foi encaminhado para o serviço de verificação de óbito em Ribeirão Preto (SVO) para esclarecimento da causa da morte."

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.