;

Especiais

Brasil| Mudanças nas certidões de nascimento, casamento e óbito entram em vigor

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mudou as certidões de nascimento, casamento e óbito. A partir desta desta terça-feira (21), os registros passaram a conter, entre outras coisas, o número do CPF.
De acordo com a reportagem do portal G1, a intenção é que os documentos contenham todos os dados para se tornar o número de identidade civil único. Todas as mudanças passam a valer em todo o Brasil.
Entre as alterações, agora as certidões vão conter o termo "filiação" ao invés de "genitores". Isso para que agregue também registrar os recém nascidos com dois pais, duas mães, uma mãe e dois pais e assim por diante. O mesmo vale para casais que tenham optado por técnicas de reprodução assistida, como é o caso da barriga de aluguel e da doação de material genético.
Nas certidões de óbito, o lançamento de todos os documentos permitirá o cancelamento automático dos documentos do falecido pelos órgãos públicos, contribuindo para a diminuição de fraudes.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.