;

Especiais

Alto Araguaia| Sem energia e sem rede de esgoto, casas do Minha Casa são invadidas e famílias contempladas cobram desocupação

Com informações do G1

Com a entrega em atraso, casas do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, em Alto Araguaia, a 426 km de Cuiabá, foram invadidas. A obra, que começou a ser construída em 2012 ao custo de R$ 1,1 milhão, está quase pronta. Ainda faltam as instalações de energia e rede de esgoto.

As famílias contempladas com os imóveis reclamam da demora na entrega das chaves. A dona de casa Lidiane Cardoso, que mora de aluguel e aguarda a liberação do imóvel para ter a casa própria, disse que procurou a prefeitura do município para informar sobre a invasão do residencial que possui 40 casas.

“Montamos uma comissão de pessoas que foram contempladas e também esperam a casa para buscar uma solução. Também denunciamos o caso ao Ministério Público Estadual, mas até agora nada foi feito”, afirmou.

O secretário municipal de Administração, Manoelito dos Dias de Rezende Neto, informou que a prefeitura, por meio da Procuradoria-Geral do Município, busca meios legais para a retirada das famílias que invadiram as casas. “Estamos providenciando a documentação e vamos sentar para discutir com a construtora qual a melhor solução”, explicou ele.

Pelo convênio firmado com o Ministério das Cidades, a prefeitura concedeu o terreno para a construção do residencial.

A responsável pela obra é a HL Nogueira Menezes Ltda. Ao G1, o proprietário da empresa, Humberto Nogueira, disse que a construtora não concluiu o projeto, como o previsto no contrato firmado com o Ministério das Cidades, por falta de pagamento.

Segundo ele, faz mais de um ano que o governo federal não repassa os recursos para dar continuidade ao projeto e, por isso, a obra está suspensa. “Já estive nos órgãos responsáveis pelos repasses. Sem recursos não dá para terminar a obra”, disse.

A equipe do G1 não conseguiu uma resposta do governo federal sobre os atrasos alegados pela empresa.


Em julho deste ano, o Ministério das Cidades publicou uma portaria adiando o prazo de entrega para Casas do Programa Minha Casa Minha Vida para cidades com até 50 mil habitantes, em todo o país.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.