;

Especiais

Brasil| 99 pessoas são denunciadas por venda de CNH em autoescolas de MT e GO

Com informações do G1

Noventa e nove pessoas que teriam participado de um esquema de vendas de carteiras de habilitação, entre os anos de 2012 e 2013, em Mato Grosso e Goiás, foram denunciadas nessa quarta-feira (22) pelo Ministério Público Estadual de Mato Grosso (MPE). A denúncia é resultado da Operação ‘Fraus’, feita pela Polícia Civil em 2013, que descobriu um esquema de venda e compra de carteiras sem a realização de provas teóricas ou práticas.

O esquema tinha participação de servidores do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), outros servidores públicos e proprietários de 17 autoescolas de Mato Grosso e Goiás. Segundo o MPE, a denúncia é da 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá.

Naqueles anos, proprietários de autoescolas dos dois estados se uniram para atrair candidatos à primeira habilitação nos municípios de Barra do Garças e Araguaiana, onde as fraudes aconteciam.

O valor para a obtenção do documento variava de R$ 3 a R$ 5 mil. O que surpreendeu a polícia e o MPE foi o fato dos candidatos, em sua maioria, serem semianalfabetos. Eles preenchiam a lista de presença para a realização da prova teórica e sequer eram avaliados na prova prática e no exame psicotécnico.

Denúncia

A denúncia foi subdividida em quatro núcleos: o primeiro, atuante na cidade de Araguaiana, a 570 km de Cuiabá, envolvendo os proprietários de centros de formação e instrutores. A segunda denúncia, nas cidades de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, também envolvendo proprietários de autoescolas e instrutores.

O terceiro grupo de denunciados é composto por 22 funcionários públicos do Detran e 2 psicólogas. O último grupo denunciado é formado pelos candidatos à CNH, com 55 denunciados.

Os servidores e os proprietários das autoescolas envolvidos foram denunciados por corrupção passiva qualificada, formação de quadrilha e falsidade ideológica. Já as pessoas que receberam irregularmente as carteiras de habilitação vão responder por corrupção ativa e falsidade ideológica.

Na denúncia, o MPE requer a perda da função pública dos servidores e a reparação de dano moral difuso.

Em Goiás os denunciados, participantes do esquema criminoso tiveram participação fundamental na cooptação dos candidatos aspirantes à CNH, os quais são proprietários de CFCs nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Itapuranga, São Luiz de Montes Belos, Firminópolis, Britânia, Mozarlândia, Paraúna e Crixás, além de um servidor público do Detran de Uruana/GO, que era o líder do esquema criminoso consumado no Estado de Mato Grosso.


O inquérito policial tem 80 volumes, contendo mais de 16 mil páginas.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.