;

Especiais

Brasil| 11 dicas para evitar acidentes com o botijão de gás

Com informações do Portal do Estado de São Paulo
Ouvir e observar os caminhões de gás passarem nas ruas de São Paulo já virou uma espécie de clichê entre a população e praticamente todo cidadão paulista tem uma boa memória desse tipo de comércio. Apesar da lembrança lúdica e divertida, no entanto, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo alerta que o botijão de gás exige atenção e cuidado.
O gás de cozinha é o nome popular do gás liquefeito de petróleo. É uma substância altamente inflamável, que causa incêndio muito fácil, basta ter contato com chamas, brasas e até faíscas. Por isso, é importante manter o botijão em um ambiente aberto e arejado e deixá-lo sempre em posição vertical.
Confira abaixo as recomendações dos Bombeiros sobre os cuidados com o botijão de gás:
– Nunca compre de fornecedores clandestinos. Procure fornecedores credenciados;
– Se o botijão estiver amassado, enferrujado ou se o lacre estiver rompido, não compre;
– Jamais use uma mangueira de gás que não tenha o selo do Inmetro;
– As mangueiras devem ter, no máximo, 1,25 metro de comprimento;
– Mangueira de botijão de gás tem validade! Veja se está dentro do prazo e sem rachaduras;
– O registro deve ter a gravação do certificado NBR 8473;
– Sempre utilizar as abraçadeiras próprias do registro de gás;
– Não utilize ferramentas como alicates ou martelos para rosquear o regulador de pressão. Apenas a força das mãos é suficiente para fechar;
– Para evitar vazamentos, passe uma esponja com sabão em torno do regulador. Se fizer bolhas, o gás está vazando. Reinstale. Se o problema persistir, retire o gás imediatamente de sua casa;
– Se o gás estiver vazando, não acenda nada. Fósforo e até interruptor de luz podem causar explosão;
– Por fim, em caso de acidente com fogo, mantenha a calma e ligue 193 para falar com o Corpo de Bombeiros. 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.