;

Especiais

Alto Taquari| Perigos do Consumo de Carne Clandestina

Com informações do GICULT

Coibir o abate de animais em lugares sem higiene é uma grande preocupação nossa, responsáveis que somos pela inspeção de produtos cárneos, dentre outros serviços inerentes ao médico veterinário, por isso a importância de saber a procedência dos produtos no momento de adquiri-los. Os perigos de se consumir esse tipo de produto, são muito grande. Além dos riscos de contaminação durante o processo de abate e transporte, o armazenamento e o preparo deste alimento podem fazer a diferença para a saúde do consumidor. Também é de suma importância, observar a origem na hora da compra, dos subprodutos dos animais abatidos. E por falar em “Saúde”, a Organização Mundial de Saúde (OMS) a define como sendo o estado de completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de enfermidade e invalidez.

 

Os produtos obtidos a partir do abate clandestino, sem a devida inspeção veterinária oficial, podem ser vetores de doenças e infecções alimentares. Entre as enfermidades infecciosas e parasitárias mais frequentes, comprovadamente encontramos as que são comuns ao homem e aos animais, são as chamadas zoonoses, constituindo-se na atualidade como os riscos mais frequentes. Por sua vez, a demanda cada vez maior de alimentos de origem animal constitui fator decisivo para aumentar os riscos de exposição às zoonoses.


Aos olhos humanos, alimentos aparentemente normais podem abrigar micro-organismos perigosos para a saúde pessoal e com a carne não é diferente. O produto, se contaminado pode causar desde pequenos transtornos até a morte. Um dos problemas mais comuns é a toxinfecção alimentar (infecção adquirida através do consumo de alimentos contaminados por bactérias ou suas toxinas) que pode levar o consumidor à morte. Outro risco dos alimentos em más condições sanitárias é a teníase, doença causada por parasitas. Geralmente ela é transmitida pelo consumo de carne contaminada com cisticercos (larvas do verme), não bem cozida ou assada, que pode causar sérios riscos ao organismo, inclusive problemas nervosos e cegueira quando estiver associada à neurocisticercose (infecção no sistema nervoso). Mas existem outras doenças que também são transmitidas dos animais aos seres humanos, por meio dos produtos cárneos, a exemplo da tuberculose e brucelose, entre outras. Daí, a importância de o consumidor comprar produto bem embalado, refrigerado e, principalmente, com o selo Serviço de Inspeção, quer seja Federal (SIF), Estadual (SIE) ou Municipal (SIM), que atesta a qualidade.


 Saibam a tantos quanto estejam interessados em melhorar a sua condição de vida, que o serviço de inspeção atua junto a cada estabelecimento, exigindo as boas práticas de fabricação e examinando os animais, antes e após a sua morte, descartando quaisquer produtos que sejam considerados impróprios para o consumo. Mas apesar dos grandes progressos científicos no campo da Saúde Pública com vistas à proteção do homem contra enfermidades transmissíveis de natureza infecciosa e parasitária, no sentido de erradicá-las, a realidade é que essas patologias continuam presentes em várias espécies animais das quais depende o homem para sua alimentação e nutrição.

Por outro lado, não temos matadouro-frigorífico para abate o que significa que os produtos advindos destes animais comercializados em açougues e feiras livres, sem nenhum tipo de inspeção oficial, tornam-se passíveis de transmitirem sérias enfermidades aos seus adeptos. Neste contexto, o controle higiênico, sanitário e tecnológico, constitui-se em fator preponderante para evolução técnica e social da indústria alimentar.

Vejamos abaixo, algumas medidas para evitar a contaminação:

- As carnes devem ter o carimbo da inspeção sanitária, quer seja Federal (SIF), Estadual (SIE) ou Municipal (SIM), e nas embalagens o certificado de qualidade. Caso o carimbo já não esteja presente na carne, devido aos cortes sofridos, é importante se informar do proprietário da casa comercial a procedência dos produtos na hora de comprá-los.

- O produto deve estar devidamente condicionado em balcões frigoríficos (nos mercados, feiras livres e açougues).

- Não compre carnes vendidas em locais insalubres e sujos, com circulação livre de animais e insetos.

- Lave bem, com água e sabão, as mãos e os utensílios antes de manusear a carne.

Com isso, certamente,

- Os postos de saúde reduziriam substancialmente seus custos com a diminuição de doenças causadas por carne contaminada, e os recursos poderiam ser direcionados para outras prioridades.

- A prefeitura aumentaria a arrecadação e diminuiria os gastos com saúde, com uma consequente melhoria para o município e seus habitantes.

- O meio ambiente ficaria protegido dos dejetos e resíduos deixados ao relato ou atirados nos rios e nascentes.


- Por Oscar Vitorino Moreira Mendes, Médico Veterinário Prof. Aposentado da UESB


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.