;

Especiais

Política| Brasileiro é o que menos confia nos políticos no mundo

Com informações do Notícias ao Minuto 
Que a população desconfia de Brasília todos nós já sabemos. Mas um estudo publicado pelo Fórum Econômico Mundial mostrou que as suspeitas são muito mais graves do que parecem: em uma lista com 137 países, o Brasil é o que menos confia em seus políticos
O resultado foi obtido por meio de pesquisa com 14.375 executivos de diferentes nações. Quando os empresários brasileiros foram indagados sobre padrão ético da classe política nacional, o índice de confiança foi o mais baixo registrado em todos os países pesquisados.
Na outra ponta da tabela, Singapura é o lugar onde a população mais confia em seus representantes.
Para o professor de direito constitucional da Fundação Dom Cabral Cláudio Pinho, o Brasil tem uma boa legislação, mas sofre com uma "classe política permissiva" e uma aplicação da lei que, também, é permissiva.
"É um sistema viciado e corrupto, salvo raríssimas exceções de grande visibilidade com o público, como a Lei Maria da Penha e leis contra a corrupção, você não consegue aprovar uma legislação que vai fazer o bem para o país sem enfrentar o sistema."
Pinho destaca que nomes associados ao "novo" deverão ganhar mais destaque nas eleições presidenciais de 2018. Figuras como o prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) devem atrair a atenção dos eleitores.
Contudo, destaca o professor da Fundação Dom Cabral, "para se eleger, você precisa de uma base eleitoral — e nesse ponto a velha guarda domina". Com informações do Sputnik News.