;

Especiais

Brasil| CNH digital estreia no país; veja perguntas e respostas sobre recurso

Com informações do Notícias ao Minuto
Quem costuma esquecer a carteira nacional de habilitação poderá ter em breve uma versão digital do documento disponível no celular.
O novo modelo, chamado de CNH-e, foi lançado na terça-feira (10) pelo Ministério das Cidades. Na mesma data, ele passa a valer em Goiás -o primeiro Estado a contar com a versão eletrônica do documento para motoristas.
Para os demais, o prazo estabelecido para que o modelo digital esteja disponível é 1º de fevereiro de 2018, de acordo com determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
A data, porém, depende da organização dos Detrans, os órgãos estaduais de trânsito. O ministro das Cidades, Bruno Araújo, diz que a expectativa é que o sistema digital esteja liberado mais cedo, até o fim do ano.
Para ele, o documento deve facilitar o dia a dia dos motoristas. "É mais fácil esquecer a carteira de habilitação hoje do que o celular", compara.
Com a CNH digital, motoristas que esquecerem o documento em papel poderão apresentar a versão no celular -sem que sofram uma multa por isso.
Isso porque o documento terá o mesmo valor jurídico da versão impressa. Além da habilitação para dirigir, o documento eletrônico também poderá servir para identificação, assim como já ocorre hoje.
"Estamos de fato permitindo que a identificação do brasileiro possa ser feita por meio digital", afirma Araújo. A mudança, porém, não afetará a emissão do documento em papel, que continuará a valer. A adesão ao documento digital é opcional.
Questionado, o ministério não informou o valor total investido para aplicação do modelo eletrônico, desenvolvido pela Serpro, empresa de tecnologia do governo. Segundo Araújo, o valor faz parte do orçamento da pasta.
COMO FAZER
Em Goiás, onde a versão digital já está valendo a partir desta terça-feira, quem quiser ter a nova CNH o deve ir até uma sede do Detran para fazer o pedido e, em seguida, baixar o aplicativo da CNH-e no Google Play ou App Store.
O modelo, no entanto, vale apenas para os motoristas que tiveram uma CNH com QR-Code, código bidimensional que fica na parte interna da carteira e que passou a constar nos documentos desde maio. Neste caso, há duas opções: ou solicitar uma segunda via ou usar um certificado digital, o qual dispensa a ida ao Detran.
Segundo Elmer Vicenzi, diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a vinculação ao QR-Code ocorre como fator de segurança, por ser um sistema criptografado de acesso às informações. O código também serve para assegurar a autenticidade do documento, o que é possível por meio de outro aplicativo, chamado Lince. O novo sistema também vai permitir verificar a foto do documento, o que não ocorria até então, informa.
O valor para obtenção da CNH-e digital deve variar conforme o Estado. Goiás, por exemplo, terá documento eletrônico gratuito para pedidos feitos até o fim deste ano. Depois, a previsão é que seja cobrada uma taxa de R$ 10.
O acesso à carteira no celular ocorrerá mediante informação do CPF e senha. A conexão com a internet é necessária apenas no primeiro acesso. Em seguida, o documento passa a estar disponível off-line.
Por enquanto, a versão digital vale apenas para que o motorista possa ter mais uma forma de acesso ao documento de habilitação. A previsão, no entanto, é que o motorista possa utilizar o aplicativo no futuro para verificar a pontuação de infrações cometidas e para ser avisado quando o documento estiver próximo de vencer.
Perguntas e respostas
Quando a carteira de habilitação digital passa a valer?
Em Goiás, o modelo já esta disponível desde a terça-feira (10). Nos demais Estados, a previsão é que os Detrans estejam aptos a emitir a versão eletrônica até fevereiro de 2018.
O que é preciso para ter a CNH-e?
A CNH-e só valerá para motoristas que tiverem uma carteira nacional de habilitação em papel com o QR-Code, código que fica na parte interna do documento.
Como obter a CNH-e?
1) O motorista deve baixar o aplicativo da CNH-e no Google Play ou App Store
2) Deve se cadastrar no portal de serviços do Denatran e ir ao Detran para garantir os dados cadastrais. Se o usuário já tiver certificado digital, isso não será necessário, e o cadastro pode ser feito apenas no portal
3) O Detran irá enviar um código de ativação para a CNH-e e pedir ao usuário para criar uma senha e um PIN, com quatro números, usados para acesso
E se eu quiser a CNH impressa?
A CNH-e será opcional, para quem tiver interesse em ter o documento no smartphone. A carteira impressa continuará a ser emitida normalmente nos padrões atuais.
Qual a multa para quem esquece a CNH?
Quem tem habilitação, mas não está com o documento ao dirigir, comete infração leve, com multa no valor de R$ 88,38, mais 3 pontos na carteira. O veículo fica retido até a apresentação do documento.Fonte: Ministério das Cidades

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.