;

Especiais

Alto Taquari | Horário de verão começa no dia 15 de outubro; veja o que muda

Da Redação com Notícias ao Minuto 

Na madrugada do dia 15 de outubro (domingo), os brasileiros devem adiantar o relógio em uma hora devido ao horário de verão. A mudança é adotada por 11 estados até 18 de fevereiro de 2018. Para conferir a hora certa, acesse a página do Observatório Nacional.  Alto Taquari depois de mais de 08 anos voltará a aderir ao horário de verão, o informativo será publicado na próxima semana, conforme disse o Secretário de Industria e Comércio. 

O ajuste do horário vale para os moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

O objetivo é aproveitar o maior período de luz solar possível para economizar energia. Com a mudança no relógio, o leste do Amazonas e os estados de Roraima e Rondônia ficam com duas horas a menos em relação ao horário de Brasília, enquanto Acre e oeste do Amazonas ficam com três horas a menos.
Para o secretário de Industria e Comercio, João Paulo, aderir ao horário de verão facilitará a vida dos alunos que estudam nas cidades vizinhas, além dos trabalhadores das empresas que acabam optando em seguir o Horário de Brasilia.


Comércios

As empresas, os bancos sempre seguiram o Horário Oficial de Brasilia, com a opção do município em seguir o mesmo horário, as repartições pública municipal passará a funcionar no mesmo Horário de Brasília, o que faz durante todo o ano. 

O que deve permanecer seguindo o horário de Mato Grosso serão os órgãos Estaduais, como o Fórum e o MP. 


História

Criado em 1827, o Observatório Nacional é responsável pela geração, distribuição e conservação da hora oficial do País. “A geração da Hora Legal Brasileira é o resultado de um cálculo tendo como base as medidas de intercomparação de um conjunto de nove relógios atômicos mantidos em funcionamento contínuo na Divisão Serviço da Hora do ON, resultando na Escala de Tempo Atômico Brasileira, chamada internacionalmente de UTC (ONRJ), sendo UTC a sigla de Tempo Universal Coordenado e ONRJ Observatório Nacional Rio de Janeiro”, esclarece Carvalho. Com informações do Portal Brasil.