;

Especiais

Mato Grosso| Indea realiza capacitação para fiscais de produtos de origem animal


Com informações do SEDEC - MT
Com intuito de qualificar o trabalho de fiscalização de produtos de origem animal, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) promove uma reunião técnica para nivelamento dos procedimentos de Inspeção Sanitária nos estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Sanitária Estadual, entre os dias 25 e 29 de setembro, na sede do órgão, em Cuiabá.
A ação realizada pela Coordenadoria de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal (Cispoa), em cumprimento à meta do convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), visa padronizar as informações e orientar sobre os procedimentos na área de inspeção de produtos de origem animal.
Além disso, um dos objetivos da capacitação consiste em promover a atualização das ações de fiscalização e inspeção visando aumentar a efetividade técnica para a aplicação à rotina das programações pré-estabelecidas no manual operacional, bem como ao monitoramento higiênico-sanitário e tecnológico da inspeção periódica e permanente.
De acordo com o presidente do Indea/MT, Guilherme Nolasco, este programa é uma das metas do convênio firmado com o Mapa que serve para fortalecer as ações do Serviço de Inspeção Estadual (Sise), principalmente após a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa), que hoje permite às indústrias que possuem o selo (Sise) solicitarem a certificação para comercializar os seus produtos em todo o território nacional.
“O Nivelamento de procedimentos dos Fiscais Monitores de Indústrias que processam produtos de origem animal vêm reforçar o comprometimento do Indea com o controle de qualidade e garantia de origem dos produtos de origem estadual", ressalta Nolasco.
Um grupo de 22 médicos veterinários atua na inspeção de produtos de origem animal em todo o território mato-grossense, o que favorece a padronização das ações para o exercício do trabalho, além de garantir a qualidade sanitária dos produtos.