;

Especiais

Economia| INSS poderá reativar 46 mil benefícios de doença

Com informações do Notícias ao Minuto
O pagamento de 46.330 auxílios-doença que foram cortados em todo o país podem ser reativados pela Previdência Social. Os cortes foram feitos porque os beneficiários não participaram do pente-fino do INSS, ou seja, não passaram por perícias de revisão, mesmo após serem convocados pelo órgão por meio do Diário Oficial da União (DOU). A Advocacia-Geral da Uniãa explica que os segurados terão que ligar para a central telefônica 135 a fim de agendar seus exames, de acordo com a Advocacia-Geral da União.
O órgão destaca que “mesmo que o segurado não consiga imediatamente uma data disponível para perícia, seu benefício já será reativado”. Segundo destaca o jornal Extra, a decisão visa atender a determinação judicial decorrente de uma ação civil pública movida pela Defensoria Pública da União (DPU), exigindo que o INSS reestabelecesse os benefícios de quem não fez o agendamento da perícia no prazo estipulado pelo órgão.
O INSS convocou, em agosto, pelo Diário Oficial, 55.152 segurados que não tinham sido encontrados por meio de cartas. Os beneficiários deveriam ser submetidos a perícias para atestar a capacidade laboral e a necessidade de manutenção de seus auxílios. No entanto, o prazo acabou no dia 21 do mês passado e quem não marcou a perícia teve o benefício cancelado.
Os defensores argumentam que o restabelecimento do auxílio é um direito do segurado, já que a comunicação entre o INSS e o convocado para o pente-fino é falha e insuficiente, o que evidencia os problemas de uma convocação em massa. A Defensoria alega ainda “que não foram tomadas garantias suficientes para que o conteúdo do edital fosse, de fato, levado a conhecimento dos segurados”.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.