;

Especiais

Economia| Brancos e negros terão renda equiparada no Brasil somente em 2089

Com informações do Notícias ao Minuto
Estudo da organização não governamental Oxfam Brasil, divulgado nesta segunda-feira (25) e publicado pelo jornal O Globo, mostra que as rendas de negros e brancos só estarão equiparadas no Brasil em 2089.
Segundo o "A Distância Que Nos Une", negros ganham menos que brancos mesmo quando têm o mesmo nível de escolaridade. Como exemplo, o relatório argumenta que um médico negro ganha, em média, 88% do recebido por um branco. "Para a população negra, avançar na escolaridade não significa equalizar a renda com brancos", diz o estudo.
Em outro recorte do estudo, a Oxfam afirma que um dos principais fatores da manutenção da desigualdade no Brasil, de maneira geral, é o sistema tributário, muito mais pesado aos pobres do que aos ricos.
"Os super ricos pagam menos imposto de renda do que deveriam, a carga dos tributos indiretos recaem mais sobre os mais pobres e classe média e, por fim, temos uma evasão fiscal e renúncias de impostos que o governo abre mão. Nossa política tributária é totalmente injusta e reforça a concentração", explicou à publicação a diretora-executiva da Oxfam Brasil, Kátia Maia.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.