;

Especiais

Mundo| Traficante de pessoas afoga 50 imigrantes no Iêmen

Com informações do Notícias ao Minuto
Cerca de 50 imigrantes da Somália e da Etiópia, países situados no Chifre da África, morreram afogados por um traficante de seres humanos no litoral do Iêmen, na Península Árabe.
A denúncia foi feita na quarta-feira (9) pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), que definiu o episódio como "chocante e desumano". O grupo estava em um barco com 120 pessoas que viajava entre a África e o Iêmen, que são separados por um estreito braço de mar.
Os imigrantes eram todos jovens (idade média de 16 anos) e foram obrigados a se atirar na água quando o traficante percebeu a aproximação de uma patrulha. Das 120 pessoas a bordo, pelo menos 50 se afogaram, 27 foram socorridas e 22 estão desaparecidas, enquanto o restante fugiu assim que alcançou a costa iemenita.
"Os sobreviventes nos contaram que foram obrigados a se atirar na água e que alguns foram empurrados pelo traficante, que depois voltou para a Somália", disse o chefe da missão da OIM no Iêmen, Laurent de Boeck.
Alguns dos que sobreviveram ainda resgataram 29 corpos no mar e os enterraram em uma praia na província de Shabwa. A rota entre o chifre da África e o Iêmen é bastante utilizada para migrações clandestinas, mesmo com a guerra que assola o país árabe desde 2015.
Segundo a OIM, 55 mil pessoas concluíram a travessia desde janeiro de 2017, a maioria delas originária da Somália e da Etiópia. Esses imigrantes se aproveitam da fragmentação do Iêmen para entrar livremente em seu território, mas muitas vezes acabam nas mãos de guerrilheiros ou bandidos. (ANSA).

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.