;

Especiais

Economia| Justiça de Macaé suspende aumento no preço dos combustíveis

Com informações do Notícias ao Minuto 
A Justiça Federal em Macaé, no interior do Rio, suspendeu o aumento das alíquotas do PIS e Cofins sobre a gasolina, o diesel e o etanol. A decisão foi publicada na tarde desta quinta-feira (3) e é válida para todo o território nacional. Como explica o G1, a Justiça decidiu suspender os efeitos do Decreto 9.101/207, de 20 de julho, que aumentou, em média, em R$ 0,41 o preço do litro do combustível.
A Justiça Federal destaca que é uma decisão de 1º grau e, portanto, cabe recurso da União. Ainda segundo a Justiça Federal, as "proviências cartorárias de citação e intimação estão sendo tomadas".
A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que não foi notificada e que irá recorrer, provavelmente na sexta (4).
"Defiro o pedido de tutela de urgência para suspender todos os efeitos do Decreto 9.101/207. Cumpra-se com urgência", diz a decisão do juíz Ubiratan Cruz Rodrigues, que surgiu após uma ação popular movida por um professor e advogado de Barra de São João, em Casimiro de Abreu.
O professor de direito tributário e advogado Décio Machado Borba Netto conversou com o G1 e disse que moveu a ação na última quinta-feira (27). Ele argumenta que o reajuste deveria ser feito por lei publicada 90 dias antes de entrar em vigor.
A publicação explica que, o decreto do governo foi definido em 20 de julho e teve como objetivo aumentar a arrecadação da União e amenizar o déficit fiscal.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.