;

Especiais

Economia| Após aumento sobre combustível, contas de luz podem ficar mais caras

Com informações do Notícias ao Minuto 
O consumidor vai sentir no bolso. Não apenas com o aumento de tributos sobre os combustíveis determinado pelo governo federal, mas também com as contas de luz mais caras a partir do ano que vem. De acordo com o G1, a previsão foi feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O aumento no preço dos impostos da gasolina e do etanol impacta as contas de luz porque o diesel também é o combustível usado em parte das termelétricas que geram energia no país, explica a publicação.
O Ministério de Minas e Energia informou que "está estudando os efeitos do aumento de PIS/Cofins sobre combustíveis na tarifa de energia elétrica."
No entanto, o diretor da Aneel André Pepitone afirma que o aumento deve se refletir principalmente na chamada Conta de Consumo de Combustível (CCC). Essa conta reúne recursos para bancar parte do gasto com a compra de combustível que abastece as termelétricas instaladas no Norte do país.
Embora a CCC beneficie apenas estados do Norte, consumidores de todo o país contribuem para a conta. Em 2017, os brasileiros terão que pagar R$ 5,056 bilhões para a CCC, via conta de luz. Porém, nem todo esse dinheiro vai ser usado para a compra de óleo diesel.
A Aneel não soube informar o impacto do aumento de tributos sobre o diesel na CCC.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.