;

Especiais

Brasil| Para prevenir suicídios, Anatel anuncia ligações grátis para o CVV

Com informações do Notícias ao Minuto
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) assinou nesta terça (27) autorização para que as ligações para o CVV (Centro de Valorização da Vida), organização que presta atendimento voluntário de apoio emocional e de prevenção ao suicídio, sejam gratuitas, com a criação de um novo número, o 188, que substituirá o número 141, do CVV. As informações são da Agência Brasil.
Segundo a agência, a mudança deve ocorrer em seis meses. Após esse prazo, as ligações para o número 141 receberão uma mensagem orientando para a discagem para o novo número, o 188, chamado de Linha da Vida.

Atualmente, uma chamada para o 141 paga em média R$ 0,07 de um telefone fixo e R$ 0,70 de um móvel por minuto. As chamadas para o 188 serão gratuitas.
O número substituirá o 141 em todos os municípios onde os serviços de prevenção ao suicídio é prestado.O novo número foi definido após demanda da Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde.
A coordenação contatou a Anatel em busca de um número de utilidade pública de emergência para suporte à política de redução dos índices de suicídio.
Em março desse ano, o Ministério da Saúde e o CVV assinaram acordo de cooperação técnica para permitir o acesso gratuito ao serviço prestado pelo número de telefone 188. A ligação gratuita começou a ser implantada no Rio Grande do Sul há quatro anos, após o incêndio da boate Kiss.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1 milhão de pessoas morrem todos os anos vítimas de suicídio no mundo, sendo que essa é uma das três principais causas de morte de pessoas na faixa de 15 a 44 anos. Com informações da Folhapress.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.