;

Especiais

Brasil| Mato Grosso melhora transparência e obtém nota 9,58

Com informações da Assessoria 
O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União (CGU) atribuiu nota 9,58 ao Estado de Mato Grosso na 3ª edição da Escala Brasil Transparente. Trata-se de metodologia que mede o grau de transparência pública dos Estados e do Distrito Federal quanto ao cumprimento das normas da Lei de Acesso à Informação (Lei Federal n. 12.527/2011). O resultado foi divulgado na quinta-feira (11.05), no site da CGU. A pesquisa foi realizada entre junho e dezembro de 2016.
Na edição anterior, publicada em novembro de 2015, Mato Grosso obteve a nota 8,61 e saiu da faixa mediana para faixa de notas altas. Na primeira edição da avaliação, publicada no primeiro semestre de 2015, o Estado obteve nota 6,39.
Os Estados avaliados receberam nota de 0 a 10, calculada pela análise de 12 quesitos divididos em dois critérios: regulamentação da Lei de Acesso à Informação (LAI), com peso de 25%, e efetiva existência de transparência passiva (atendimento aos pedidos do cidadão de acesso à informação), com peso de 75%.
Como o Governo do Estado já havia regulamentado a LAI em outubro de 2013 (Decreto Estadual n. 1.973/2013), o critério que influenciou de fato a avaliação de Mato Grosso nas três edições foi a efetiva existência da transparência passiva, cuja coordenação no Poder Executivo Estadual compete à Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) - (Lei Complementar n. 550/2014).
Neste critério, destaque para a existência do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) pela internet, possibilidade de acompanhamento do pedido de acesso (mediante login e senha gerados quando do registro), respostas às solicitações no prazo legal (até 30 dias) e respostas em conformidade com o que foi solicitado.
Segundo o superintendente de Ouvidoria da CGE, Christian Pizzatto de Moura, o principal fator que contribuiu para o aumento da nota de Mato Grosso foi o fortalecimento da Rede de Ouvidorias, a quem cabe receber as demandas, buscar as respostas junto aos setores competentes e dar retorno ao cidadão, seguindo diretrizes estabelecidas pela CGE.
“O fortalecimento se materializa por medidas como: designações formais dos ouvidores setoriais para cada secretaria e entidade; regulamentação, padronização e treinamento dos ouvidores e estímulo à utilização dos telefones 0800-647-1520 e 162”, explica o superintendente.
Os pedidos de informação podem ser solicitados via Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), disponível na página do Governo do Estado e no Portal da Transparência. Também podem ser formalizados pelos telefones: 162 ou 0800-647-1520.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.