;

Especiais

Saúde| 7 possíveis causas para a perda de peso inesperada

Nem todos os casos de perda de peso são o resultado de uma dieta de emagrecimento. Em algumas situações, a queda de números na balança pode ser, na verdade, uma consequência de inúmero fatores, muitos deles relacionados a problemas de saúde.
De acordo com a revista Prevention, uma das condições que mais afeta o peso é a doença da tireoide. Como explica a endocrinologista Anne Cappola, a perda de peso associada a hormônios é uma das consequências mais notórias do hipertireoidismo, podendo surgir juntamente com problemas de sono e calores corporais.

Também a doença celíaca pode causar uma perda de peso inesperada. Esta condição auto-imune não só interfere na capacidade de absorção dos nutrientes como vem muitas vezes acompanhada por diarreia.
Na lista de causas para um emagrecimento repentino está ainda o diabetes que, segundo Cappola, pode ter um impacto mais notório no começo da doença. De acordo com a médica, a depressão também pode ser uma explicação, assim como a artrite reumatóide, uma outra doença auto-imune que, por ter origem inflamatória, afeta o organismo na sua totalidade, incidindo o intestino.
Os tipos mais severos de câncer – seja os que afetam os intestinos ou o estômago ou os que são detectados numa fase avançada – podem também causar a perda de peso, sendo a desnutrição e a anorexia duas das consequências mais comuns dos tratamentos de câncer.
Mas não são apenas as doenças (ou causas externas) que podem causar um emagrecimento repentino e inesperado. Como não poderia deixar de ser, também as escolhas alimentares possuem relação. As dietas pobres em nutrientes são umas das principais responsáveis diretas da perda de peso.

Notícias ao minuto 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.