;

Especiais

Saúde| 7 possíveis causas para a perda de peso inesperada

Nem todos os casos de perda de peso são o resultado de uma dieta de emagrecimento. Em algumas situações, a queda de números na balança pode ser, na verdade, uma consequência de inúmero fatores, muitos deles relacionados a problemas de saúde.
De acordo com a revista Prevention, uma das condições que mais afeta o peso é a doença da tireoide. Como explica a endocrinologista Anne Cappola, a perda de peso associada a hormônios é uma das consequências mais notórias do hipertireoidismo, podendo surgir juntamente com problemas de sono e calores corporais.

Também a doença celíaca pode causar uma perda de peso inesperada. Esta condição auto-imune não só interfere na capacidade de absorção dos nutrientes como vem muitas vezes acompanhada por diarreia.
Na lista de causas para um emagrecimento repentino está ainda o diabetes que, segundo Cappola, pode ter um impacto mais notório no começo da doença. De acordo com a médica, a depressão também pode ser uma explicação, assim como a artrite reumatóide, uma outra doença auto-imune que, por ter origem inflamatória, afeta o organismo na sua totalidade, incidindo o intestino.
Os tipos mais severos de câncer – seja os que afetam os intestinos ou o estômago ou os que são detectados numa fase avançada – podem também causar a perda de peso, sendo a desnutrição e a anorexia duas das consequências mais comuns dos tratamentos de câncer.
Mas não são apenas as doenças (ou causas externas) que podem causar um emagrecimento repentino e inesperado. Como não poderia deixar de ser, também as escolhas alimentares possuem relação. As dietas pobres em nutrientes são umas das principais responsáveis diretas da perda de peso.

Notícias ao minuto