;

Especiais

Mundo| Papa nomeia novo supervisor para casos de abuso sexual

O papa Francisco nomeou um novo funcionário para supervisionar o gabinete do Vaticano que analisa casos de abuso sexual cometidos por sacerdotes, revelou nesta terça-feira (04) a agência Associated Press.
A nomeação de Monsenhor John Kennedy para chefe da seção de disciplina da Congregação para a Doutrina da Fé surge num momento em que aumentam as críticas sobre a demora na resolução dos casos.

Kennedy foi assessor do ex-chefe da comissão disciplinar, o reverendo Miguel Funes Díaz, um dos três funcionários da congregação que renunciaram recentemente.
Esta é a segunda nomeação num intervalo de dias relacionada com os casos de pedofilia.
No sábado, Francisco indicou o reverendo Hans Zollner, um dos principais especialistas da Igreja Católica em abuso e proteção das crianças, como assessor do escritório do Vaticano para o clero.
Este movimento acontece num momento em que o papa e o Vaticano se encontram sob fortes críticas em relação às políticas de combate à pedofilia na Igreja e de punição dos envolvidos.
No dia primeiro de março, Marie Collins, uma das vítimas de abuso sexual cometido por sacerdotes, renunciou ao cargo que ocupava na Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores, criada em 2014 exatamente para investigar esses crimes.
Segundo Marie Collins, havia uma resistência "inaceitável" às propostas da comissão por alguns organismos da Santa Sé.
A congregação assumiu a responsabilidade de processar os casos de abuso sexual de crianças em 2001, depois do então cardeal Joseph Ratzinger, que se tornou o papa Bento XVI, determinar que as dioceses não estavam a penalizar os religiosos envolvidos como requeria as leis eclesiais.
O cardeal Sean O'Malley, que chefia a comissão consultiva, disse numa entrevista recente que a Congregação para a Doutrina da Fé precisava de mais recursos para lidar com o número de casos. Com informações da Lusa. 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.