;

Especiais

Foco e Fé| Um cristão pode namorar uma pessoa não cristã?


A Bíblia não recomenda o namoro entre um cristão e um não cristão. Temos liberdade para escolher mas um relacionamento com uma pessoa com crenças diferentes normalmente traz problemas. Deus deve estar sempre no centro de um relacionamento.

O que a Bíblia diz sobre a associação com descrentes?

1 Coríntios 7:12-15 recomenda quem já está casado com um não cristão a não se separar. O casamento é uma coisa séria e os filhos precisam dos dois pais. Se o cônjuge não cristão não tem problema com a religião do cristão, então devem ficar juntos.

No entanto, antes de casar é muito melhor evitar um relacionamento com um descrente. 2 Coríntios 6:14-15 avisa do problema de nos unirmos em compromisso com quem não é cristão. Quem é crente tem valores diferentes, que nem sempre são compatíveis com outras crenças e ideologias. Isso vai causar problemas no casamento. O namoro deve ser sempre a pensar no casamento.

O namoro pode servir para evangelizar?

Não, o propósito de um namoro nunca deve ser mudar a outra pessoa. Muitas pessoas ficam presas em relacionamentos abusivos e sem amor só pela esperança de levar o outro a Jesus. Mas a Bíblia avisa: você nunca pode ter certeza de conseguir (1 Coríntios 7:16). Há muitos casos de pessoas casadas durante muitos anos e o cônjuge descrente nunca se converteu. Você não pode salvar ninguém, só Deus salva. É melhor falar de Jesus sem se envolver em namoro.

E se a pessoa me aceitar, sem colocar obstáculos à minha fé?

Isso é muito bom mas ainda assim é melhor tomar muito cuidado a decidir. Essa pessoa concorda com a noção bíblica de namoro? Sabe a importância do casamento? Aceita que Deus vai ser sempre o número 1 em sua vida? Isso vem mesmo de Deus?


Procure sempre o aconselhamento de um pastor ou líder que conheça você antes de entrar em um namoro. Se possível, leve seu “pretendente” consigo.


Respostas

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.