;

Especiais

Foco e Fé| O que é cura interior? Como receber cura interior?


Cura interior é a cura de dor emocional. Quem tem Jesus em seu coração pode receber verdadeira cura interior. A verdade de Jesus cura as feridas.
Muitas pessoas procuram cura interior em religiões e misticismo. No entanto, somente em Jesus encontramos verdadeira cura interior, porque somente a verdade nos liberta e Jesus é a verdade (João 14:6). Misticismo e outras religiões não têm a solução.
Jesus veio para nos restaurar do pecado e nos dar vida abundante! Ele tem poder para transformar cada área da vida (Lucas 4:18-19). Nesse contexto, cura interior é a transformação da mente, para pensar e reagir mais como Cristo.

Como receber cura interior?

A cura interior vem de conhecer a verdade de Jesus. Para isso, é boa idéia procurar a ajuda de um pastor ou líder de confiança. Também é bom analisar seu problema de várias perspetivas. Em algumas situações, problemas físicos, emocionais e espirituais podem estar todos ligados. Por isso, além de cura interior, você poderá precisar de ajuda médica e/ou libertação.
Existem alguns passos importantes para receber cura interior:

Arrepender e aceitar Jesus como salvador

A cura interior só pode acontecer se você é salvo por Jesus. Isso significa se arrepender de seus pecados e crer que Jesus veio para lhe salvar (Romanos 10:9-10).
Quando você crê em Jesus, seus pecados são todos perdoados e você não precisa mais viver com a culpa deles. Agora você tem uma vida nova, dedicada a Deus, não ao pecado! Você se coloca debaixo da autoridade de Jesus, para fazer Sua vontade. E parte da vontade de Jesus é que você viva em liberdade (João 10:10).
Pedir a orientação de Deus
Como em tudo na vida, o processo de cura interior deve ser guiado por Deus. Ore e peça a Deus para lhe revelar as áreas de sua vida que precisam de cura. Essas áreas serão coisas que afetaram você de maneira negativa e que você nunca resolveu.
Quando Deus revelar ao seu coração o que você precisa resolver, se pergunte:
  • O que aconteceu?
  • Como você se sentiu e sente sobre isso?
  • Como afetou sua vida?
A cura interior ajuda a sarar a dor emocional e a viver livre do passado.
Atenção! Você não precisa de cura espiritual para tudo! Se você resolveu um assunto e já não sente dor, não precisa reviver tudo outra vez. Não se deixe levar por muitas sugestões mas peça sabedoria a Deus para saber o que realmente precisa ser tratado (Tiago 1:5).

Conhecer a verdade

Quando você já localizou o problema, você precisa conhecer a verdade da Bíblia sobre essa situação (João 8:31-32). Aqui, a ajuda de um pastor ou outra pessoa sábia que entende da Bíblia ajuda muito.
Por exemplo, se seu problema é falta de perdão, a Bíblia ensina a perdoar e ajuda a largar o ressentimento. Ou se é muita tristeza, a Bíblia oferece a consolação de Deus. Ou se é pecado em sua vida, a Bíblia ensina o arrependimento e a renúncia do pecado. Cada caso é um caso, por isso é muito importante descobrir o que Deus diz sobre sua situação. A verdade liberta.

Lutar contra o problema

Mas não basta conhecer a verdade (Tiago 1:22). Você precisa pôr em prática! Declare a verdade de Deus em sua vida. Ponha essa verdade acima de seus sentimentos. Faça o que a Bíblia manda fazer. Assim você renovará sua mente e receberá cura interior completa (Romanos 12:2).
Atenção! Se você procurar ajuda profissional para cura interior, analise com cuidado os métodos usados e compare com o que a Bíblia diz (1 Tessalonicenses 5:21-22). Algumas pessoas, até entre os cristãos, usam métodos que não são bíblicos. Em certos casos, a ajuda de um psicólogo pode ser muito útil para entender melhor o problema e encontrar soluções práticas.