;

Especiais

Foco e Fé| Decifrando os 10 Mandamentos

Os 10 Mandamentos são os pilares de toda a Lei de Deus. Obedecer aos 10 Mandamentos é agradar a Deus, porque esses mandamentos nos mostram a melhor forma de viver, de maneira prática. Quem ama Jesus quer obedecer aos 10 Mandamentos.

1. Um só Deus

"Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. Não terás outros deuses além de mim." Êxodo 20:2-3
Não existe outro Deus. Mas muitas pessoas adoram deuses falsos, criados para nos desviar do Deus verdadeiro. Esses deuses escravizam mas o Deus verdadeiro liberta!

2. Não ter ídolos

"Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto." Êxodo 20:4-5
Deus é o Criador. Um ídolo é apenas uma coisa criada. Nada na criação se compara ao Criador, por isso nada merece nossa adoração. Apenas Deus tem o poder para nos ajudar e sustentar. Os ídolos não podem fazer nada por nós.

3. Não tomar o nome de Deus em vão

"Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão." Êxodo 20:7
Tomar o nome de Deus em vão é mostrar desrespeito por Deus. Na Bíblia, o nome representava a pessoa, quem ela era. Tomar o nome de Deus em vão significa brincar com Deus, sem o levar a sério. Então pense duas vezes antes de dizer ai meu Deus!

4. Um dia de descanso

"Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus." Êxodo 20:8-10
Em hebraico, sábado significa dia de descanso. O descanso na Bíblia está sempre associado à presença de Deus. Quem tem Jesus encontra descanso. Ter um dia por semana para descansar e adorar a Deus é bom para a saúde física e espiritual.

5. Honrar pai e mãe

"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá." Êxodo 20:12
Esse é o primeiro mandamento com uma promessa para ter uma vida longa. Honrar os pais é mostrar respeito. Os pais nem sempre estão certos e filhos adultos são independentes mas mostrar respeito pelos pais é sábio e agrada a Deus.

6. Não matar

"Não matarás." Êxodo 20:13
Jesus explicou que este mandamento é muito mais profundo que parece. O assassinato começa com ódio e raiva. Quem odeia seu irmão já cometeu assassinato em seu coração. Por isso, para obedecer ao mandamento é preciso um coração cheio de amor.

7. Não cometer adultério

"Não adulterarás." Êxodo 20:14
O adultério também pode acontecer no coração. Quem deseja uma mulher já está cometendo adultério. Onde há o desejo, o ato segue facilmente. Por isso, é preciso fugir da imoralidade sexual e focar em Deus e no cônjuge.

8. Não roubar

"Não furtarás." Êxodo 20:15
Roubar não é apenas tirar os bens de uma pessoa. Roubar também é não pagar o salário devido ou pedir emprestado sem devolver. Quem furta comete injustiça.

9. Não dar falso testemunho

"Não darás falso testemunho contra o teu próximo." Êxodo 20:16
Mentir é ruim e mentir para prejudicar outra pessoa é pior. A honestidade e o amor ao próximo são essenciais para uma vida abençoada por Deus.

10. Não cobiçar

"Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença." Êxodo 20:17
Cobiçar é querer ter algo que outra pessoa tem, tirando dela. A cobiça é fruto da insatisfação e leva à inveja, ao ódio e a muitos atos egoístas. A Bíblia nos ensina a viver contentes com o que temos. Apenas em Jesus encontramos verdadeira satisfação.
Aprenda a obedecer aos 10 Mandamentos com a ajuda de Jesus!

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.