;

Especiais

Alerta aos pais: desafio suicida 'Baleia Azul' chega ao Brasil

Um texto que circula nas redes sociais denuncia que adolescentes brasileiros estão sendo atraídos por um "jogo suicida", chamado Baleia Azul. O Desafio, aparentemente iniciado na Rússia, teria levado mais de 130 pessoas a tirarem a própria vida no país.
Na denúncia, o moderador de um grupo intitulado “Baleia”, voltado para o emponderamento de pessoas gordas, conta que começou a estranhar o interesse repentino de muitas meninas a participarem do grupo.

"Uma enxurrada de pessoas começou a tentar entrar no grupo, principalmente pessoas muito jovens, por volta dos 16 anos", diz o texto.
O estranho comportamento fez com que uma moderadora perguntasse se uma das adolescentes sabia sobre o que se tratava o grupo. Ela respondeu: "Quero participar. Tenho consciência do que quero e pronto. Quero participar e jogar. Não sou nem um pouco acanhada".
"Sem entender nada, nossa moderadora resolver voltar a perguntar se a menina sabia do que o grupo se tratava. 'De um jogo onde vocês dão as regras e eu faço'", continua o texto da denúncia.
Uma pesquisa no Google fez com que o moderador entendesse que a menina falava sobre um jogo suicida online, em que os participantes devem cumprir uma série de desafios e postar no grupo do Facebook. Os moderadores das páginas do 'Baleia Azul' ameaçam os participantes que pretendem desistir do desafio. 
"Assistir a filmes de terror durante 24 horas”, "desenhar uma baleia no corpo com faca" e "se pendurar em um telhado por 22 minutos" são alguns dos desafios. Ao final das 50 missões, a última: "Tirar a própria vida".
Além desta denúncia, há outros indícios de que o jogo suicida chegou ao Brasil. De acordo com o 'Metrópoles', autores de vlogs têm incentivado jovens a participarem do desafio. Alguns dos vídeos chegam a 400 mil visualizações.
A psicóloga Stéphanie Sabarense, especialista em depressão e suicídio de adolescentes, diz que é muito importante que os pais tenham sempre controle do que seus filhos fazem na internet. Também é essencial prestar atenção ao comportamento e aos hábitos do adolescente.
Noticias ao minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.