;

Especiais

Saúde| Controlar hipertensão reduz em 42% risco de AVC; veja como monitorar

A hipertensão arterial, que muitas vezes acomete as pessoas sem que elas se deem conta disso e dos riscos que estão correndo, é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, como o infarto de miocárdio, e o acidente vascular cerebral (AVC), mais conhecido como derrame. O controle da pressão arterial reduz em 42% o risco de derrame e em 15% o de infarto.
De acordo com Rogério Krakauer, cardiologista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), “o monitoramento médico é muito importante, uma vez que a hipertensão não costuma apresentar sintomas pronunciados”.

O médico explica que mais da metade dos casos é diagnosticado somente a partir de 55 anos. “Essa disfunção acomete principalmente homens a partir dos 40 anos. As mulheres costumam apresentar mais incidência na menopausa, quando perdem a proteção do hormônio estrógeno”.
Dentre as principais causas da hipertensão estão o sobrepeso/obesidade, má alimentação, consumo excessivo de sal e de álcool, vida sedentária, tabagismo, doenças orgânicas ou distúrbios hormonais.
Há, ainda, o fator hereditário. “Pessoas cujos pais são hipertensos têm 30% de chances herdar a doença. Assim, quando houver casos na família, os cuidados preventivos devem ser ainda mais enfatizados” - ressalta o cardiologista.
Estresse
De acordo com o médico, embora seja difícil, em especial num momento de crise como o enfrentado pelo Brasil, no qual as tensões são grandes no trabalho e na rotina das pessoas, o controle do estresse é fundamental, uma vez que também contribui para um quadro de hipertensão.
Krakauer ressalta que os hábitos diários saudáveis como uma dieta equilibrada com pouco sal, consumo responsável e moderado de álcool, bom sono e a realização de exercícios físicos, sempre feitos após avaliação médica, são fundamentais para evitar a doença e atenuar os riscos hereditários e de fatores como o estresse.
Noticias ao Minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.