;

Especiais

Mundo| Política do filho único pode virar incentivo a natalidade na China

O vice-ministro da Saúde Nacional e da Comissão de Planejamento Familiar da China, Wang Peian, revelou no último final de semana que uma medida para estimular a natalidade está sendo analisada pelo governo. Até o ano passado, o país mais populoso do mundo ainda contava com a chamada política do filho único. Mesmo com o fim desta política, menos crianças do que o necessário nasceram no país.
A queixa das possíveis futuras mães, que somam cerca de 90 milhões de mulheres, é a falta de dinheiro para ter outro filho. Daí surgiu a ideia do governo de fornecer suporte financeiro às famílias.

Uma pesquisa realizada em 2015 no país indicou que 60% das famílias entrevistadas não pensavam em ter um segundo filho, o que equivale a 1,3 milhão de pessoas a mais do que registrado na pesquisa realizada no ano anterior.
Segundo a Comissão de Saúde Nacional e Planejamento Familiar, em 2016 nasceram 18,46 milhões de bebês na China, 11,5% a mais do que em 2015. Mas isso não seria suficiente para resolver o problema demográfico no país.
"Está totalmente dentro das expectativas. Mas ainda há barreiras que precisam ser contornadas. (...) Ter um segundo filho é um direito de cada família na China, mas o custo se tornou um gargalo que prejudica a decisão" disse Peian em uma conferência sobre bem-estar social.
Ainda não se sabe o que o governo está disposto a oferecer às famílias como incentivo. As possibilidade mais comuns são prêmios pelo nascimento e subsídios.
De acordo com O Globo, o envelhecimento da população e a redução do número de pessoas na faixa de idade considerada economicamente ativa levaram o governo chinês a flexibilizar a política do filho único, vigente desde 1979.
Outros países como Japão, Austrália, Rússia e Alemanha também têm programas que incentivam a natalidade.
Notícias ao Minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.