;

Especiais

Mato Grosso| Concurso para delegado deve aceitar nome social de travestis e transexuais


Os travestis ou transexuais candidatos ao concurso público para delegado substituto, aberto nessa semana pelo governo de Mato Grosso, poderão usar o nome social em todas as fases do certame, informou o estado. Para isso, entretanto, devem ficar atentos aos procedimentos para a solicitação de atendimento especial.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), esta é a primeira vez que será aceito no concurso público do Estado o uso do nome social por travestis e transexuais.

Conforme o edital, a solicitação para que sejam tratados pelos nomes sociais deve ser feita pelos candidatos travestis e transexuais na opção da solicitação da inscrição, informando o nome pelo qual desejam ser tratados e enviar, via upload, imagem do CPF e do documento de identidade.

Ainda segundo o edital, as publicações referentes aos candidatos transgêneros serão realizadas de acordo com o nome e o gênero constantes no registro civil.

Caso sejam nomeados, os travestis ou transexuais poderão usar o nome social em suas identificações e prerrogativas funcionais, como e-mails, formulários individuais e carteiras de identificação funcional, sem alteração do documento civil, disse a Sesp-MT.

O uso do nome social por travestis e transexuais no âmbito da Segurança Pública foi regulamentado em 2015 por meio de uma portaria.

Concurso

O edital do concurso para cadastro de reserva para delegado da Polícia Civil de Mato Grosso foi lançado na sexta-feira (17). O salário é de R$ 19.316,49 para jornada de 40 horas semanais. As inscrições serão feitas somente pela internet entre às 9h do dia 27 e 18h do dia 2 de maio deste ano. A taxa cobrada será de R$ 180. O pagamento do boleto poderá ser feita até o dia 31 de maio.

O edital do concurso pode ser acessado pela internet. As inscrições podem ser feitas pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), organizador do concurso.


O concurso terá seis fases: 1ª fase - provas escritas objetivas e dissertativas, de caráter eliminatório e classificatório, no dia 9 de julho, com previsão de divulgação do resultado no 2 de agosto de 2017; 2ª fase - prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, e avaliação de títulos, de caráter classificatório; 3ª fase - exames de saúde, de caráter eliminatório; 4ª fase -  teste de aptidão física,  eliminatória; 5ª fase - avaliação psicológica, eliminatória; 6ª fase- investigação social, eliminatória.

G1

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.