;

Especiais

Brasil| Desacreditada por médico, garota com microcefalia vira modelo

Quem vê a modelo Ana Victória, 17, entusiasmada diante da câmera e repetindo à risca as orientações dos instrutores no estúdio não pode imaginar que aos 8 anos de idade ela recebeu como sentença "uma incapacidade permanente para a vida social".
Esta foi a explicação do médico para a família, que ainda incluía restrições no convívio escolar e descartava por completo a possibilidade de um dia ela trabalhar.

Ana Victória Lago de Souza nasceu com microcefalia e acredita ser a primeira modelo brasileira com esta condição. Natural de Boa Vista, ela hoje vive em Manaus com os pais e duas irmãs mais novas - uma delas, Maria Luiza, 15, também com microcefalia.
Ela assinou neste mês um contrato, com duração de um ano, com a BM Model, agência de modelos de Manaus com projeto para revelar modelos com algum tipo de necessidade especial. Na sessão de fotos que a reportagem acompanhou, Ana Victória não demonstrou timidez diante das câmeras.
Ficou atenta aos pedidos do fotógrafo e repetia as mesmas poses quantas vezes era solicitada -apenas com um pouco de impaciência natural de adolescente."De novo?", perguntou ela, em uma das vezes, ao ser orientada a voltar para o Ao lado da mãe, Viviane, 36, a modelo Ana Victória, 17, que nasceu com microcefalia e fez contrato com agência 9 anos após 'sentença' de incapacidade início do estúdio e seguir andando em direção à câmera.
EVOLUÇÃO
A principal entusiasta da nova fase de Ana Victória é a mãe, Viviane Pereira Lago, 36. Ela soube com seis meses de gestação que a filha teria problemas no desenvolvimento do cérebro. Agora, Viviane acompanha a filha nos ensaios fotográficos, gerencia a rede social da modelo e concede as entrevistas.
É a mãe quem narra à reportagem a trajetória de Ana Victória - a adolescente tem dificuldades para falar.
A evolução da garota ganha destaque em um momento em que a microcefalia passou a ser realidade para milhares de mães brasileiras que foram infectadas pelo vírus da zika na gestação.
Viviane deu à luz a filha em um momento em que a microcefalia era desconhecida para a maioria das pessoas.
"O primeiro laudo pós-nascimento era o de que ela não falaria e não andaria, com sérios comprometimentos motores e mental." A rotina na infância incluía sessões de fisioterapia. Fora da clínica, a mãe mantinha uma rotina caseira de exercícios para estimular o cérebro.
"Ela era estimulada o tempo todo. Na hora do banho, da comida. Até na hora que chorava eu a estimulava a chorar mais um pouco."
"Logo de cara notei que a Ana Victória tinha talento", diz Creuza Rodrigues, diretora da agência BM Model, que decidiu contratar a garota.
A mãe diz que ela quer servir de exemplo de superação para outras pessoas. "Minha filha está sendo estimulada a amadurecer. É isso o que ela quer para a vida dela." Com informações da Folhapress.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.