;

Especiais

Mato Grosso| Detran implanta serviço online de vistoria veicular


Para dar mais agilidade ao processo de vistoria veicular, o novo serviço de ‘Vistoria Digital’ começou a funcionar nesta segunda-feira (06.02), na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) e outras sete Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). A vistoria digital facilitará ao vistoriador a checagem dos dados e, consequentemente, reduzirá o tempo do processo.
De acordo com a Diretora de Veículos do Detran, Talita Peske, o serviço foi criado com o objetivo de proporcionar mais rapidez para o cidadão e agilidade para o servidor. “A mudança é que anteriormente, o processo de vistoria era realizado por papel, agora será pelo celular por meio de aplicativo online, o que torna mais rápida a vistoria de um veículo”, explicou.
Para implantação dessa nova tecnologia no serviço de vistoria, o Detran contou com o apoio da Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI), que criou o sistema. Por meio do aplicativo, que estabelece comunicação com a base de dados do órgão, o vistoriador terá informações online do veículo.
De acordo com o presidente da MTI, Evaristo Fava, é disponibilizada no aplicativo a inclusão de até seis fotos do veículo: motor, traseira, lacre (numeração) e o chassi, que substituirá o decalque que era realizado no papel. Além de espaço para mais duas imagens avulsas, que podem ser incluídas de acordo com a necessidade do vistoriador.
Além de oferecer mais agilidade, o projeto contribui para a preservação do meio ambiente, uma vez que exclui a utilização do papel e de toner para a impressão.
Além da sede, em Cuiabá, as primeiras sete Ciretrans que serão contempladas com o serviço são: Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Tangará da Serra, Alta Floresta, Sorriso e Várzea Grande.
Entre os dias 30 de janeiro e 03 de fevereiro, 23 vistoriadores das unidades citadas participaram de treinamento para a utilização do novo serviço.  

MT.GOV

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.