;

Especiais

MATO GROSSO| IPVA pode ser pago sem multas e juros até o dia 31 de janeiro em MT


Proprietários de veículos com final de placa 1 têm até o dia 31 de janeiro para pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sem multa e juros. Segundo a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), o contribuinte deve acessar a internet para obter e imprimir seu boleto, no site da Sefaz.

As agências fazendárias também podem ser procuradas para obter o documento de arrecadação. O pagamento deve ser feito na rede bancária conveniada. Quem possui veículo com placa terminando em 1 e efetuar o pagamento até o final do mês não terão desconto. O benefício foi concedido para quem pagou até o dia 20 de janeiro.

Após o fim do mês, passam a incidir juros e multas, que são calculados com base no valor do imposto corrigido monetariamente.

A tabela e o calendário de pagamento do IPVA já foram divulgados no site da Sefaz, em dezembro de 2016. Este ano, o IPVA está, em média geral, 3,7% menor do que o que foi pago no ano passado, com alíquotas que variam entre 1% e 4%, dependendo do tipo, marca, modelo e ano de fabricação do veículo.

O recolhimento do imposto é feito com base na pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que aponta redução média de 4,5% para automóveis, 3,9% para camionetes e utilitários, 8% para caminhões, 5,8% para ônibus e micro-ônibus e 2,3% para motos e similares.

O IPVA é o imposto com a segunda maior arrecadação em Mato Grosso. De janeiro a novembro de 2016, foram arrecadados cerca de R$ 569,5 milhões, sendo que o valor de 12 meses será fechado em janeiro. A estimativa de arrecadação para 2017 é de R$ 610,8 milhões, conforme previsão da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017.


Do total de IPVA arrecadado, 50% são destinados ao estado e 50% aos municípios onde estiver licenciado o veículo. O recurso é aplicado de acordo com as prioridades estabelecidas no Orçamento do Estado e das prefeituras.


G1

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.