;

Especiais

Mato Grosso| Diminuir a evasão escolar é prioridade da Seduc para os próximos anos

A prioridade da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) nos próximos anos deve ser o combate aos altos índices de evasão escolar em Mato Grosso, sobretudo no Ensino Médio, quando quase um terço dos alunos desiste de estudar, pelos mais diversos motivos. A afirmação foi feita pelo secretário da pasta, Marco Marrafon, na quarta-feira (18.01), em Tangará da Serra (240 km de Cuiabá).
De acordo com Marrafon, o Programa Pró-Escolas, que contempla ações transformadoras nos eixos Ensino, Estrutura, Inovação e Esporte e Lazer, foi pensado com o intuito de tornar as escolas e o ensino mais atrativos.
“Quando desiste da escola, o adolescente não tem alternativas, a não ser aceitar os piores empregos, ir para o mercado informal de trabalho, ou, o que é pior, cair no mundo da criminalidade – onde, nós sabemos, a vida dele será muito curta. Nós, enquanto gestores públicos, precisamos atacar esse problema”, afirmou.
Em Tangará, Marrafon conversou com um público formado por mais de 100 profissionais da educação, pais e alunos, em reunião realizada na sede do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro).
Assim como em Juara e Juína, onde esteve no início desta semana, o secretário destacou que o intuito das visitas aos Cefapros de Mato Grosso é discutir o planejamento estratégico pensado para os próximos dois anos, por meio do Pró-Escolas. Para isso, foi criado o projeto Seduc Interativa, com o objetivo de percorrer as cidades-polos para debater propostas de melhorias para a educação pública estadual.
O diretor da Escola Estadual Indígena Malamalali, Pedro Nazokemai, contou que essa foi a primeira vez que viu um programa como o Pró-Escolas. Para ele, as mudanças já começaram a acontecer e a expectativa é de que os índices educacionais melhorem cada vez mais. “Esperamos que a Seduc dê continuidade a esse grande projeto e que tenhamos sucesso para mudar o que precisa ser mudado”, afirmou.
Professora há 31 anos, Ângela dos Santos Mercedes, que também é diretora de uma escola, ressaltou que, quando Marrafon assumiu a Seduc, em maio do ano passado, a classe estava fragilizada. “A vinda de uma pessoa técnica, com um novo olhar e vontade de fazer diferente, foi muito significativa para nós. E hoje essa abertura, como a presença dele aqui, é fundamental. O Pró-Escolas é um sonho de 31 anos de carreira”, ressaltou a profissional.
Além do encontro promovido durante o dia, Marrafon apresentou, à noite, o programa para a população de Tangará da Serra, na Câmara dos Vereadores. “Foram duas reuniões muito importantes com a comunidade escolar e com a classe política do município. Todos estão imbuídos no intuito de melhorar a educação. Avalio que foi bastante positivo, a mensagem foi passada, os projetos foram validados e agora poderemos avançar”, avaliou o secretário.
Tangará da Serra possui 20 escolas estaduais, sendo seis do campo e uma indígena. São mais de 10 mil alunos na rede estadual e aproximadamente dois mil profissionais da educação, segundo o assessor pedagógico, Saulo Scariot. O professor pontuou que a presença do secretário de educação no município é um alento para toda a categoria. “É a Seduc aqui perto de nós, ouvindo nossas demandas, debatendo e discutindo novas propostas, a fim de mudar o cenário da educação”, observou.
Visitas
Marrafon também visitou quatro escolas de Tangará da Serra para verificar, principalmente, a estrutura das unidades e dar os devidos encaminhamentos para a resolução dos problemas. Esse foi o último município a ser visitado pela equipe da Seduc Interativa. Na próxima semana, as apresentações do Pró-Escolas serão feitas à população de Jaciara, onde será realizada a quarta edição da Caravana da Transformação. As visitas ocorrerão nos 15 Cefapros espalhados pelo Estado, até meados de fevereiro.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.