;

Especiais

Esporte| Regra exigirá que clube tenha time feminino para disputar Libertadores


Clubes brasileiros que não tiverem um time de futebol feminino serão proibidos de disputar a Libertadores a partir de 2019. A decisão foi firmada em reunião organizada pela CBF e apresentada às equipes nacionais na quinta-feira (26), como parte das mudanças na Licença de Clubes da Fifa. 
Seguir o conjunto de exigências do licenciamento é necessário a todo time que deseja participar de competições da CBF, da Conmebol e da Fifa.

Coordenador de futebol feminino da CBF comemorou a nova medida e cobrou que a regra seja seguida pelos clubes brasileiros. Atualmente, apenas sete dos 20 times da elite do futebol nacional têm equipes de mulheres.
Peço que os clubes brasileiros com o licenciamento se organizem para fazer crescer a modalidade. A CBF já subsidia as competições e paga os custos operacionais e logísticos. O clube só precisa montar uma equipe e comissão técnica e manter seus salários. Não é difícil. Dá para fazer. No futuro dará muito retorno. Hoje, estamos quebrando o preconceito. Pais querem ver suas filhas jogando futebol. A maior dificuldade é vocês acreditarem que é preciso ter um time feminino. Não tenham medo de ter um time feminino", disse no evento.
O investimento no futebol feminino não é a única exigência do licenciamento. Para obtê-lo, os clubes terão de cumprir ações que visam, principalmente, estimular a formação de jovens atletas, aumentar a transparência nos balanços financeiros, melhorar a infraestrutura de centros de treinamento e estádios e pagar salários em dia.
"Precisamos resgatar a credibilidade do futebol. A licença vai trazer impacto nesse sentido. Os clubes precisam ser mais transparentes em seus balanços financeiros para reassumirem lugar com o mercado publicitário, por exemplo", avalia Reynaldo Buzzoni, diretor de Registro, Transferência e Licenciamento da CBF. Com informações da Folhapress. 
Noticias ao minuto 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.