;

Especiais

Eles| Treinos intensos não são indicados à maioria da população, diz expert

Uma animação publicada pelo pesquisador do corpo e do treinamento físico Nuno Cobra Jr. está gerando grande repercussão no Facebook devido às críticas do especialista à atual indústria fitness. O conteúdo – que mostra que o modelo atual de treinamento não é inclusivo e sustentável para mais de 90% da população, somando-se os sedentários, obesos, alunos com sobrepeso – já conta com mais de 113 mil visualizações, quase 4 mil curtidas e 2 mil compartilhamentos em cerca de uma semana.
No material, o pesquisador afirma que existe uma distorção na recomendação do treinamento físico: de um lado, os maiores fisiologistas, doutores em educação física, estudiosos e acadêmicos, apoiados pela ciência do esporte, que defendem um treinamento com moderação, mais saudável e eficiente, com alta intensidade em 20% dos exercícios. Do outro, encontra-se a indústria do fitness, que defende um treinamento de alta intensidade focado em resultados estéticos e a curto prazo, não levando em consideração a saúde das pessoas. Para essas formas de treinamento da moda, a alta intensidade pode chegar a mais de 60% do volume de treino, o que não é recomendado para a grande maioria da população.
Segundo o especialista, a falta de adaptação e pouca massa muscular elevam o risco de lesões musculares e até problemas fisiológicos mais graves. “Os consultórios de fisioterapia recebem, diariamente, uma avalanche de corpos lindos e perfeitos por fora, mas já destruídos e totalmente comprometidos por dentro”, alerta o especialista.
Nuno acaba de lançar o livro “O Músculo da Alma – A chave para sabedoria corporal” que se propõe a desvendar alguns doa maiores enigmas do treinamento corporal. “Esqueça “quase” tudo o que você aprendeu sobre condicionamento físico. Proponho uma atividade física que seja equilibrada, lúdica e prazerosa. Este livro é um alerta sobre o que a sociedade de consumo faz com o nosso corpo”, resume Nuno Cobra Jr. Confira o vídeo completo neste link.

Noticias ao minuto 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.