;

Especiais

Eles e Elas| Analgésicos antes do treino podem prejudicar a saúde do coração

Os crescentes usos e abusos da automedicação indiscriminada de anti-inflamatórios analgésicos (exemplo ADVIL®, VOLTAREM®) e consumo dos famosos biscoitos salgados durante treinos e principalmente nas populares provas de rua podem ocasionar problemas cardíacos, revela o cardiologista e médico do esporte, Nabil Ghorayeb.
A intenção é nobre: não sentir dor muscular ou das articulações quando correr. Aí é que mora o problema, na boa fé dos esportistas e até de atletas rodados, que viram verdadeiras bombas relógio para a lesão muscular, dos tendões e das articulações dos tornozelos e dos joelhos, que ocorrerá mais dia menos dia, só pelo uso de anti-inflamatórios sem prescrição médica. "A dor é um alerta genial da natureza avisando de que algo ruim está acontecendo, aboli-la é deixar de saber que se iniciou uma distensão muscular ou tendinite ou artrite que irá piorar com a continuidade do exercício", revela o especialista.

Mesmo tratando-se de uma medicação com efeitos colaterais sérios e que somente um médico deveria prescrevê-la, virou moda tomar o anti-inflamatório no início de uma corrida. Com isso, os atletas arriscam a saúde a médio e longo prazo e até a vida com essa automedicação totalmente contraindicada nessas condições, segundo informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Os anti-inflamatórios existem nas suas três formulações mais comuns: esteroides ou hormonais como a cortisona, não esteroides e os coxcibs, estes liberados alguns e proibidos outros. Todos são substâncias que agem no tratamento de lesões inflamatórias ortopédicas, ginecológicas e outras. São ainda estudados os sérios e graves efeitos colaterais em vários órgãos destes medicamentos como estômago, fígado, rins, coração e todo aparelho cardiovascular, do pelno conhecimento do médico que os evita quando existem riscos.
"Lembrem-se: uma pequena lesão muscular, sem dor pela automedicação não impedindo a continuidade do exercício, poderá acabar na piora da lesão, deixando sequelas graves. O coração e todo aparelho cardiovascular com frequencia reage com arritmias, hipertensão arterial e até lesões isquêmicas (angina ou infarto). O fígado e os rins poderão se lesionar e desenvolver cirrose e uremia", reflete o médico.
Outra mania detectada ultimamente entre corredores é a ingestão de comprimidos de sal ou consumo de biscoitos salgados para uma possível reposição do Sódio e do Potássio. Fazer isso sem nenhum controle laboratorial prévio ou orientação médica, poderá resultar em hipertensão arterial severa, com grande risco de derrame cerebral ou de infarto do miocárdio.
Confira dicas do especialista para ter mais saúde durante os treinos:
1- NUNCA se automedique, principalmente para dores ou outros sintomas. Pare e procure um médico.
2- NUNCA consuma comprimidos de sal, biscoitos de sal para repor perdas salinas numa prova ou treino. Pode piorar os níveis de pressão arterial.
3- SEMPRE procure saber se você pode utilizar de isotônicos para essas reposições. Existem contraindicações médicas bem definidas para hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças.
4- SEMPRE consulte um médico do esporte para suas dúvidas clinicas e de medicação e um nutricionista nas dúvidas alimentares e de suplementação.
5- CANSOU? ...então PARE!
Notícias ao minuto

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.